Por Carlos Vanegas
Para a Força Aérea Colombiana, a prioridade é a compra da sua nova aeronave de superioridade aérea perante a possível chegada de caças Mig 29 para Nicarágua.
De acordo a fontes aeronáuticas bem informadas, a Força aérea da Colômbia (FAC) teria solicitado uma total prioridade ao governo nacional para a compra de uma nova aeronave de superioridade aérea mediante a qual criar uma força respeitável de dissuasão, em resposta à provável chegada de caças Mikoyan MiG-29 para a Nicarágua, da Rússia e, possivelmente, em lote de 8 unidades. Os mesmos estariam chegando para este país da América Central no segundo semestre de 2016, como parte de um pacote que a Rússia ofereceu à Nicarágua no passado, e que teria se materializado nos últimos meses.
Este projeto já era conhecido pela Força Aérea Colombiana, de modo que a instituição quer agilizar a avaliação interna, realizada para a compra de um novo avião de caça com o qual a renovar parte do seu material aéreo, particularmente a sua de frota jatos, devido à obsolescência da esquadra atual e perdas contínuas de equipamentos em serviço, o que resultou além de um declínio no funcionamento de tais plataformas, de serem materializados os planos da Nicarágua isto poderia afetar negativamente o equilíbrio estratégico regional para Colômbia nas suas áreas de jurisdição no Mar do Caribe.
Assim, já foram avaliadas uma série de propostas apresentadas por empresas americanas e francesas, em princípio, das que poderia, eventualmente, participar uma proposta canadense e um quarto oferente de um país europeu.
FONTE:EDEFA.com
Pelo que li em um site de língua espanhola os militares nicaraguenses já desmentiram a compra.
Governo com viés bolivariano é assim mesmo.
Vai entrar no rol das “quase” mais fantásticas compras militares da história, juntamente com a “quase” aquisição do Príncipe das Astúrias por Angola.
Queria ver a Colombia com o F-18 SH !
É o canal da Nicaragua determinando a pauta da America do Sul . . . . BRICS.
Poderiam ir de Gripen. Mas é muito difícil não ser algo americano. Apostaria em f16. Torço pra ser f18. Só inundando os vizinhos com bons armamentos para o Brasil reagir. Chile e Colômbia de F16…Argentina de J10. Venezuela de Su 35. Espero que realmente a FAB tenha condições de adquirir os 108 Gripens.
Enquanto isso, os hermanos de Pucará.
Os Hermanos vão de J-10 chines , que inclusive já estão em negociação e pilotos argentinos
estão na China para testa-lo! Honduras devido a rivalidade com Nicaragua deve se modernizar também , Equador será obrigado a comprar novos caças devido ao fim da vida útil de seus vetores , O Uruguai vai de F-5 suíço , Chile já é moderno , Venezuela tem Sukhoi ….Resumindo
tirando o México somos os mais atrasados!
Se não estou enganado, a Colômbia tem um litígio com a Nicarágua, envolvendo umas ilhas no Mar do Caribe, a disputa foi a julgamento em um tribunal internacional e saiu uma sentença que a Nicarágua aceitou e a Colômbia rejeitou…
A que ponto nós chegamos em atraso Nicarágua com MIG29 alguém pode falar mais compramos o GRIPEN eles só vão chegar em 2020 até lá vamos continuar em atraso. Esses que podem ser emprestados é duvidoso com a guerra na Ucrânia se intensificando.
Corre corre geral na América do Sul.???
A França oferecerá o Mirage 2000-5, EUA os F-16. A proposta Canadense seria de CF-18? Houve uma década em que a França inundou a America Latina de Caças Mirage e muitos deles zero de fabrica, hoje muitas forças da America latina estão procurando renovação e há uma diversificação de meios acabando com a liderança Francesa, Saab Gripen, SU-35, F-16 e possivelmente até caças Chineses para um vizinho nosso.