Por Erich Saumeth
O governo colombiano recebeu uma oferta da França para adquirir caças Dassault Aviation Mirage 2000-5F procedentes do inventário da Armeé de L´air.
A oferta, revelada por fontes do setor, contempla um total de 18 caças por aproximadamente USD 500 milhões. Deste valor, 350 milhões correspondem as aeronaves, e o restante para o pacote logístico.
Estes caças se encontram em perfeitas condições operativas, segundo a fonte, e seriam entregues com os sistemas de guerra electrónica (EW) solicitados pela Colômbia.
Esta oferta surge um mês após os testes que pilotos da Força Aérea Colombiana (FAC) realizaram na França, nos Mirage 2000-5.
Melhores resultados que com os F16 C/D
Durante os testes os pilotos colombianos voaram a velocidades superiores à Mach 2 e realizaram exercícios de identificação e designação de alvos, graças ao radar de abertura sintética destas aeronaves, que permitiu engajar cerca de três vezes mais alvos do que os engajados nos testes similares realizados pelos mesmos pilotos colombianos com os Lockheed Martin F16 C/D.
FONTE: Infodefensa
Esse M-2000-5F são de 3 ou 4 geração ?
Se não me engano esses M 2000-5F eram de 3 geração (M 2000 C) e foram modernizados para o padrão M 2000-5F para serem de 4 geração.
O 5F é o mais antigo e limitado da série 5. São Mirage C parcialmente atualizados e diferentes do demais. Com a retirada do serviço Francês, a Colômbia será a única operadora desta variante.
Mau negócio.
Antônio,
Em tese, seguindo a sequência de numeração, o M 2000-5F não deveria ser o mais recente?!
Forte abraço, e tenha uma boa noite!
Será que nesse pacote viram os MICA IR/RF? Caso venha a FAC terá uma capacidade BVR de respeito se optar pela compras dos Mirage-2000-5F!
Os colombianos estão melhores que os argentinos.
Isto é só o começo, com a saída do M-2000-5 da linha de frente, não só da França, mas de outros usuários também, eles encontraram novos usuários rapidamente, que não podem ter um caça de 4ª geração, ele é ainda um caça muito capaz e talvez atrapalhe a venda de mais F-16 usados da Otan. Taiwan teve alguns problemas técnicos e de custos com o M-2000-5, mas parece ser o único que reclamou. Mas eles conseguirão o M-2000 tão rápido? Não havia um interesse da Argentina,mas o prazo de entrega era longe demais por causa da data de desativação dos caças na França?
Celso,
Salvo melhor juízo,
Os F-16 armazenados nos EUA ( no AMARG ) é que se constituem no principal excedente disponível para vendas.
Com as condições que o tio Sam oferece, creio ser difíciu o M2000 atrapalhar as vendas de qualquer excedente de F-16 da USAF… Muito pelo contrário…
E com a entrada em serviço do F-35, o excedente de F-16 europeu periga ser vendido a preço de banana…!
BUMMM!!!