A Royal Air Force – RAF, enviou caças para evitar que aviões russos entrassem no espaço aéreo britânico.
Caças britânicos Typhoon interceptaram dois bombardeiros de longo alcance russos “Bear”, que voavam perto do espaço aéreo da Grã-Bretanha, informou o Ministério da Defesa britânico nesta quinta-feira (29).
Os aviões russos foram detectados quando sobrevoavam o Canal da Mancha, no sul da Inglaterra, nesta quarta-feira (28). Na sequência, dois Typhoon foram lançados a partir das bases da Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) em Lossiemouth, na Escócia, e Coningsby, no leste da Inglaterra.
“Os aviões russos foram escoltados pela RAF até saírem da área de interesse britânica. Em nenhum momento os aviões militares russos adentraram o espaço aéreo de soberania britânica”, lê-se em um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa.
No ano passado, a Otan realizou mais de 100 interceptações de aeronaves russas, cerca de três vezes mais do que em 2013, em meio à escalada de tensões entre o Ocidente e Moscou devido à crise na Ucrânia.
Elizabeth Quintana, pesquisadora sênior do “think-tank” (centro de estudo) de defesa do Royal United Services Institute, disse que o incidente desta quarta-feira era incomum e poderia estar ligado ao fato de a Grã-Bretanha ter iniciado uma investigação sobre a morte do crítico do Kremlin e ex-espião da KGB, Aleksandr Litvinenko, há nove anos em Londres.
“Normalmente, os bombardeiros russos “Bear” passam pela Noruega e pelo mar do Norte. [O exercício] poderia ter sido feito para sondar a velocidade de reação da RAF em uma área mais ao sul”, disse Quintana ao jornal “Daily Mail”.
“Qualquer aeronave militar que voe sobre o espaço aéreo de soberania de outro país ou perto dele sinaliza desagrado ou, na pior das hipóteses, agressão”, acrescentou a pesquisadora.
FONTE: Gazeta Russa
No máximo, teremos outro Vietnã na Ucrânia, ou em Cuba, ou na Europa, ou ….. aqui kkk.
Estes encontros sempre aconteceram e sempre vão acontecer, ninguém quer a guerra entre potencias, o preço é alto demais.
Eu sei! Resposta as agressões ocidentais, é somente contextualizar
Tem gente pensando que os jogos goepolíticos são como novelas e como as mídias de massas apregoam, de bons contra os maus. A vida e a geopolítica principalmente não existem esses termos em verdade, quando o fazem é pra manipular opinões! Os russos fazem isto por que tem razões para o fazerem, e a OTAN tem as deles.
Mais ou menos como eu invadir o seu quintal e você só chegar junto, não ?
Bom comentário Adriano RCC.
Está difícil discutir geopolítica na internet brasileira.
70% dos argumentos são: Estados Unidos o “Império do mal”, Rússia vítima e defensora da liberdade, Europa “fantoche” “capacho”, Israelenses “nazistas” e CIA culpada de tudo.
Simplesmente não dá para conversar assim, haja paciência.
Mas discordo em um ponto, quem apregoa “bons contra os maus”, na minha opinião é mídia de esquerda.
Apenas mais e mais provocações russas… não sei pra quê isso!
Estes voos de sondagem são realizados por ambos os lados, os aviões da OTAN também fazem frequentes missões nas bordas das fronteiras russas. E são igualmente interceptados…
Bom saber Fred, falavam-me que eram apenas os russos….. mas, a propósito: estas missões são irregulares, certo? entrando/chegando perto do espaço aéreo inimigo…
Boa noite
Falta de um píloto doido de cabeça quente que perca a paciência e dispare logo um missil no rabo deles.
Tic ! tac ! O relógio estar se adiantado , a guerra fria pode sim sitornar guerra quente , tic ! Tac ! …
E daqui a uns 10 a 15 anos vai ser a vez do PAK DA ser interceptado.
Não sei não Fernando, os caças que interceptam mudaram com o passar das décadas, lightining, Phantom, Tornado ADV, Typhoon, mas o “Bear” continua o mesmo. rsrsrsr….