Por David Ljunggren
OTTAWA (Reuters) – A agência de espionagem eletrônica canadense tem interceptado e analisado dados de mais de 15 milhões de downloads de arquivos por dia como parte de um programa de vigilância global que inclui o Brasil, de acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira.
Além do Brasil, o programa de vigilância, apelidado de Levitation (Levitação), inclui países aliados e parceiros comerciais do Canadá como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha e Portugal, disseram a reportagem da CBC News e o jornalista Glenn Greenwald.
A iniciativa de espionagem foi revelada em 2012 em documentos obtidos pelo delator norte-americano Edward Snowden. É a primeira revelação dos documentos de Snowden a mostrar que o Canadá lançou seu próprio programa global de vigilância na Internet.
A CBC disse que o programa de vigilância Communications Security Establishment (CSE) detectou para a agência 350 “eventos de download interessantes” a cada mês.
O CSE é um órgão secreto, que assim como a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), monitora comunicação eletrônica e ajuda a proteger cidadãos canadenses ou corporações canadenses.
Entre suas principais iniciativas, o programa de espionagem descobriu um vídeo de um refém alemão e um documento que revelou a estratégia de um braço da Al-Qaeda no norte da África, disse a CBC.
Os documentos de Snowden mostram que a agência analisou de 10 milhões a 15 milhões de uploads por dia de vídeos, músicas e outros arquivos em mais de 102 sites de compartilhamento.
O Canadá faz parte da rede de inteligência formada também por EUA, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia.
Os documentos devem gerar mais perguntas sobre o CSE, que enfrentou no passado acusações de interceptar de maneira imprópria ligações e e-mails de cidadãos canadenses.
Em comunicado, a organização OpenMedia.ca disse que o “CSE está claramente espionando as atividades online privadas de milhões de pessoas inocentes, incluindo canadenses, apesar de o governo ter dito o contrário”.
Em novembro de 2013, a CBC citou outros documentos de Snowden mostrando que o Canadá permitiu que a NSA conduzisse vigilância em massa durante a cúpula do G20 em Toronto em 2010.
O CSE não estava imediatamente disponível para comentar.
“””O Canadá faz parte de uma rede de inteligência formada também por EUA, Grã Bretanha, Autrália e Nova Zelândia. “””
Óh quanta surpresa vinda de nossos aliados estratégicos, e analisando que os países acima são carne e unha e que possuem sérios interesses no Atlântico Sul, fica-se sabendo ao lado de quem lutarão no futuro … o TIAR foi abolido em 1982, besta foi a Argentina em mandar pessoal para a América Central na década de 60 e 70 a combater o comunismo, na hora do vamos ver veja quem apoiou quem em 1982.
Falar nisso tropas Canadenses estão no Haiti lado a lado ,ombro a ombro com tropas brasileiras.
Deixar bem claro que gosto muito deste blog, ele a meu ver cumpre bem sua função. Não gosto que seja transformado em palanque politiqueiro, não por tentar impedir opiniões, e sim por entender que não seja o melhor lugar para determinados tipos de embate, que por muitas vezes, se não na maior parte delas, ficam sem pé nem cabeça por dois básicos motivos:
1- a Internet não é o melhor veículo para discussões
2- Sempre estas discussões primam pela carência de melhores informações e primam pelos partidarismos. Mas, não dá pra deixar passar comentários preconceituosos, tendenciosos, maliciosos contra determinados partidos políticos com a única e clara intenção de denegrir imagens. Termos tais quais, boçal, criminosos, a meu ver extrapolam ao que se propõem este blog e mesmo não sei como tais comentários são aceitos sem maiores contestações.
perfeito Sr Edson. Meu pais em primeiro lugar e o ESTADO somos nós. …uma mentira repetida inúmeras vezes, acaba se transformando em verdade. No mais, respeito seu direito a opinião, porém me reservo o direito de não concordar. Quanto ao blog, sem comentários.sempre a altura de seus leitores no qual me incluo.
Infelizmente, comentários com esses termos passaram, mas não passarão mais. Obrigado pela observação.
Embora me considere na razão, no direito, e atá na obrigação de fazê-lo, acabei de postar um longo comentário em resposta a outro individuo que postou coisas na mesma linha dos anteriores . . . . sinta-se a vontade em não aceitar o que eu escrevi, mas precisei fazê-lo. Obrigado.
Entendo
Entendo que este blog é referente principalmente a assuntos militares e bélicos, voltados para os interesses do Brasil, consequentemente nas suas relações no âmbito de política externa, nos seus feitos e consequências. Eu também não entendo porque assuntos de frustação política partidária às vezes acaba se expressando por aqui. E olha que até concordo com muitas opiniões.
E por esta razão todos os comentários nesta direção serão limados. Ou seja, não serão aceitos.
O engraçado é que eles nem se importam de espionar as transações ilegais mesmo que ocorrem na net. A tal da internet profunda, conhecida como deep web, existem coisas nessse tipo de internet criptografada que deixaria o capiroto e Hitler horrorizados! Isto eles dizem ser imposível de investigar… humm conta outra que pra mim não dá!!
ja cansa este cara com a sua novela. todo mundo espiona todo o mundo, e acabou…!
Exatamente, e esse boçal prestou um desserviço à humanidade, pois agora as células terroristas mudaram de servidores de e-mails e estão mais cuidadosas, muitas pessoas vão morrer por que os órgãos de segurança perderam suas ferramentas de monitoração. Lembram quando descobriu-se que os EUA espionavam a Petrobrás? Era para descobrir as roubalheiras para subsidiar as ações na justiça, eles já sabiam de tudo, os brasileiros estavam roubando o país (e ainda estão), só que o povo ainda vota nos mesmos criminosos, o povo merece o tratamento que recebe, depois ficam nas portas dos hospitais berrando e chorando…
Perfeito Carlos, disseste tudo. Só não concordei muito quanto à Petrobrás…
Abraço