A Navantia e a Marinha espanhola já começaram os últimos testes de mar da fragata F-105 “Cristóbal Colón” na segunda-feira passada, em Ferrol (Norte de Espanha), que vai durar toda a semana.
Durante estes testes no mar, o estaleiro vai testar a corrta integração do sistema de combate na plataforma, incluindo os ensaios de todos os sensores e armas a bordo, como anti-aérea, anti-superfície, anti-submarino de guerra, eletrônica e exercícios de comunicação.
Para o desempenho de vários cenários de combate, a Navantia contará com a colaboração de outras unidades de superfície, incluindo uma fragata da classe F-100, bem como estações de rádio terrestres e satélites de comunicação.
A Navantia tem integrado o sistema de combate SPY-1D (V) versão a bordo, tornando a F-105 o mais avançado de toda a classe F-100. Além disso, ele incorpora o mais alto nível de nacionalização de sensores e armas, que tem sido um grande desafio para o estaleiro.
Estes testes no mar terão mais de 300 pessoas a bordo, incluindo pessoal da Navantia, da Marinha espanhola e da indústria auxiliar. Espera-se também para receber o pessoal da Austrália, como parte do programa de treinamento que Navantia está oferecendo sobre o contrato do AWD, um projeto baseado no F-105.
F-105 “CRISTÓBAL COLÓN”
Main features:
– Waterline Length ……………………….133.20 m
– Full Load Displacement …………………. 6,041 t
– Full Load Draught ………………………….5.00 m
– Maximum speed ……………………… 28.5 knots
– Cruising speed ………………………….. 18 knots
– Endurance at Cruising Speed …….4,500 miles
– Crew …………………………………… 234 persons
Significant shipbuilding data:
– Number of compartments: 573
– Tons of Hull Steel: 2.450 t.
– Metres of cable:315.000 m.
– Metres of piping :37.000 m.
FONTE: Navantia
Prefiro as T 26 .