No último dia 13, em Riva Trigoso (Genoa), o estaleiro Fincantieri comemorou o lançamento da fragata Alpino, o quinto de uma série de 10 fragatas multi Missão FREMM, ordenados pela Marinha italiana, no âmbito de um programa de ítalo-frances de cooperação .
A Madrinha para o navio foi a senhora Maria Rosa Solimano, prima de Francesco Solimano premiado com a Medalha de Valor Militar.
Estiveram presentes na cerimônia entre outros, Claudio Burlando, o governador da Ligúria, o senador Nicola Latorre, presidente do Comitê do Senado Defesa, almirante Luigi Binelli Mantelli, chefe da Defesa italiano, o tenente-general Claudio Graziano, Italiano Chefe do Estado Maior, Almirante Giuseppe de Giorgi, chefe da marinha italiana na Casa Civil, o tenente-general Enzo Stefanini, Secretário-Geral da Defesa Nacional e de Armamento, Giovanni Gorno Tempini, CEO da Cassa Depositi e Prestiti, Vincenzo Petrone e Giuseppe Bono, respectivamente, presidente e CEO da Fincantieri.
A fragata, que deverá ser entregue no início de 2016 em Muggiano (La Spezia), contará com um alto grau de flexibilidade, capaz de operar em todas as situações táticas. O navio, de 144 metros de comprimento, terá um deslocamento a plena carga de aproximadamente 6.700 toneladas. O Alpino terá uma velocidade máxima de mais de 27 nós e terá uma tripulação de 200 pessoas.
Os navios no programa FREMM representam o estado da arte da defesa europeia e italiana no Mediterrâneo e irá substituir as fragatas das classes Lupo e Maestrale construídos pela Fincantieri na década de 1970.
Participam da iniciativa como contratante principal para a Itália, a Orizzonte Sistemi Navali (51% Fincantieri, 49% Finmeccanica) e, como contratante principal para a França, Armaris (DCNS + Thales).
A cooperação tem tirado da experiência altamente positiva do programa ítalo-francesa anterior Horizon sob as quais duas fragatas foram construídas para a Marinha italiana, o Andrea Doria e o Caio Duilio.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: NavyRecognition
Se fosse para ter as HORIZONs até eu choraria, mas as FREMMs não, temos a opurtunidade única de participar no desenvolvimento de raiz de uma super-fragata com a BAE SYSTEMS , num dos maiores projectos de engenharia da EUROPA , as type-26 serão frutos do desenvolvimento das type-45 , acredito que o PROSUPER sairá lá pra 2016, na altura das olimpiadas, e vai dar type-26. sendo 5 unidades, 3 construídas no AMRJ e 2 construidas na escocia.
Belíssima Belonave …Congratulazioni Italia !!!!
Aonde está a logica:
A economia da Itália está em recessão (mesmo) já a alguns anos e ainda assim estão construindo 10 FREMMs…
Deve existir alguma coisa alem de recessão na economia para um pais não ter condições para revitalizar a sua Marinha…
Eles já têm 5 de um total de 10?!
E a Marinha do Brasil fazendo malabarismo para tentar produzir navios-patrulha. É duro!
Isso porque eles estão em crise, imagina se não estivessem…
Prefiro 6 T 26 , ainda tenho esperanças .
Eu fico impressionado com a rapidez que eles constrói uma fragatas dessas aqui para gente construir um navio de 500t é um Deus nos acuda.
País (Brasil ) com governantes AMADORES é MUITO TRISTE .
Que inveja meu Deus!!!! Seis destas estavam de bom tamanho né….depois mais seis para a segunda esquadra. É Natal né! Quem sabe …
ah inveja!!!!!