Nova versão eleva os níveis de desempenho, segurança e confiabilidade
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) certificou o novo helicóptero EC135 T3/P3 da Airbus Helicopters, completando mais um importante capítulo na história do desenvolvimento do modelo.
Seguindo os passos do bem sucedido EC135 T2+/P2+, o EC135 T3/P3 mais uma vez estabelece novos padrões de desempenho, segurança e confiabilidade para essa família aeronaves. A nova versão, como as anteriores, oferece os custos operacionais mais competitivos nesta classe de helicópteros. Os quase 1.200 helicópteros EC135 entregues até hoje acumulam mais de três milhões de horas de voo no mundo todo.
“Em se tratando de missões de resgate, vigilância policial, traslados entre plataformas de petróleo, manutenção de parques eólicos ou transporte de passageiros particulares, o EC135 T3/P3 fortalece nosso compromisso de melhoria contínua de nossos produtos”, diz Wolfgang Schoder, CEO da Airbus Helicopters Alemanha. “Este helicóptero incorpora requisitos futuros – não somente em termos de desempenho e segurança, mas também de confiabilidade e eficácia”.
O EC135 T3/P3 oferece mais de 200 kg de carga útil adicional em condições de altas temperaturas e grandes altitudes. Comparado à versão anterior, este helicóptero tem melhor desempenho ao nível do mar, permitindo até 70 kg a mais de carga em operações monomotor. Seus padrões de segurança testados e aprovados equivalem aos do EC135 T2+/P2+.
As melhorias técnicas notáveis na versão T3/P3 incluem um rotor principal com maiores dimensões para melhorar a sustentação e entradas de ar laterais para melhor eficiência. O novo software FADEC fornece controle otimizado do motor e o posto de pilotagem apresenta uma solução de aviônicos de navegação, comunicação e GPS GTN 750 Garmin totalmente integrada.
É possível fazer um retrofit total das versões anteriores do EC135 para atualizá-las até o nível técnico do novo EC135 T3/P3. A Airbus Helicopters oferece pacotes especiais dessa modernização, baseados nas horas de voo de cada helicóptero.
FONTE: Airbus Helicopters – Charles Abarr