Segundo empresa, atividades na cidade serão suspensas em novembro. Anúncio acontece 12 dias após inauguração da ampliação do aeroporto.
A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (24) que irá cancelar em novembro as três linhas que opera no aeroporto de São José dos Campos. A empresa é a única que mantêm voos comerciais na cidade e suspenderá as atividades depois de quatro anos.
O anúncio da empresa acontece pouco mais de 10 dias após a inauguração da ampliação do terminal, realizada no dia 13 de setembro, com representantes dos ministérios da Aviação Civil e da Casa Civil.
Na cidade, a Azul mantém dois voos diários e um aos domingos, com destinos para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As operações na cidade serão encerradas em 13 de novembro. Segundo a empresa, a decisão foi tomada devido ao baixo movimento do terminal.
O aeroporto de São José dos Campos está cinco vezes maior e com capacidade para receber 500 mil passageiros por ano. Apesar da reforma, até agosto deste ano passaram pelo local 60 mil passageiros. A obra durou um ano com investimento de R$ 16 milhões.
A Infraero, que gerencia o aeroporto, informou que acredita que a suspensão das atividades da Azul deva ser temporária e que ocorre com o objetivo de deslocar as aeronaves para as rotas mais demandadas na alta temporada. Também afirmou que o funcionamento do aeroporto ocorrerá normalmente e que empresas interessadas em operar no terminal já realizam estudos técnicos. O nome das companhias não foi divulgado.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que não recebeu oficialmente da Azul nenhuma solicitação de exclusão de voo em São José.
Voos
Por meio de nota, a empresa informou que os clientes do Vale do Paraíba poderão contar com as 50 partidas diárias que a Azul oferece a partir do Terminal 4 de Guarulhos. A Azul também afirmou que os clientes que compraram bilhetes para viajar do aeroporto de São José depois do dia 14 de novembro poderão receber o dinheiro de volta ou trocar por outro voo em Guarulhos.
FONTE: G1
NOTA do EDITOR: É simplesmente inacreditável o que está ocorrendo na capital nacional da aviação, berço das principais instituições de ensino e da indústria aeronáutica, nos próximos dias simplesmente ninguém poderá chegar ou sair da cidade por via aérea. Lembrando que o aeroporto de São José dos Campos, encabeça a lista dos 100 aeroportos regionais do País com maior potencial econômico.
A Azul já tentou operar de Turbo Hélices de Jacarepaguá para Campo de Marte em SP e Carlos Prates em BH, O prefeitinho daqui não foi “devidamente consultado” e como todo politico, sem “ccnsulta” não tem liberação!!!!!! Só encontro no “poeta destas modernidades” Bolsonaro palavras dignas para o caso!!!!
Azul volta atrás e decide não cortar voos no aeroporto de Araraquara
Medida foi anunciada pela empresa na tarde desta sexta-feira 03-10-2014
A Azul Linhas Aéreas voltou atrás da decisão de deixar de operar em Araraquara e anunciou, na tarde desta sexta-feira (3), que deve retomar os voos no aeroporto Bartholomeu de Gusmão. Os aviões deixariam de sair e pousar na cidade a partir de 3 de novembro.
De acordo com a Prefeitura, os pousos e decolagens serão mantidos até o dia 21 de novembro, quando será votada no Congresso Nacional a medida provisória que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Se aprovada, a empresa fica na cidade.
Segundo a empresa, a decisão “manterá um nível mínimo de voos nas cidades de São José dos Campos e Araraquara dada a perspectiva de tramitação no congresso da Medida Provisória que propõe um programa de estímulo à aviação regional.”
O presidente da Azul, Antonoaldo Neves, explica que o plano prevê benefícios fiscais às empresas.
“O querosene de aviação é 50% dos nossos custos. Em cidades do interior, chega a ser três vezes mais caro que na capital, por um problema logístico de distribuição de combustível. Araraquara, hoje, é uma rota não rentável. A gente está operando no vermelho há seis meses. Não é uma operação de sucesso sob a ótica da rentabilidade”, disse, apesar de reconhecer a demanda existente na cidade. “Tem demanda. Nossos voos saem com gente de Araraquara”, complementa. Fonte: Araraquara.com
Em Araraquara também desistiu de operar…Uma pena…
GOVERNO FEDERAL, GASTA MUITÍSSIMO E MAL !!!
Isso não é surpresa, na verdade a Azul já vem extinguindo uma quantidade bem grande de linhas aqui em Juiz de Fora por exemplo foi a mesma coisa. Talvez a Infraero esteja certa, ou talvez a empresa esteja tentando evitar fechar no vermelho. É esperar pra ver.