Por Virgínia Silveira
A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou seis jatos executivos Legacy-500 da Embraer. O contrato foi assinado em abril e divulgado no Diário Oficial da União (DOU) no mesmo mês. A Embraer não divulgou nada a respeito desse contrato, que está avaliado em mais de R$ 662 milhões. Procurada na sexta-feira, a empresa não comentou sobre o assunto.
Os aviões, segundo o Valor apurou, serão entregues a partir de 2016 e utilizados pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB para transporte de autoridades. A FAB informou que assinou um contrato de offset (transferência de tecnologia) com a norueguesa Norwegian Special Mission, responsável pelo fornecimento e integração de seis sistemas de inspeção em voo para as aeronaves Legacy-500.
O valor do acordo de compensação, segundo consta no DOU de 18 de junho deste ano, é de US$ 30,2 milhões. O acordo é válido até 31 de dezembro de 2018.
O Legacy 500 é o mais novo jato da Embraer e recebeu a certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em meados de agosto. A aeronave, com preço estimado em US$ 20 milhões, é o primeiro da categoria de jatos médios a ter tecnologia de controle de voo eletrônico “fly-by-wire”, utilizada apenas em jatos executivos com valor acima de US$ 50 milhões.
A produção da aeronave já foi iniciada e a primeira entrega, prevista para o este mês, será feita para um operador brasileiro, cujo nome não foi divulgado. A Embraer tem uma previsão de produção de até seis aeronaves Legacy 500 ainda este ano.
O processo de certificação do novo jato Legacy 500, desenvolvido pela Embraer para o mercado midsize (de oito a 12 passageiros e alcance de 3 mil milhas náuticas), exigiu a análise de mais de 5.800 itens durante um período de cinco anos. A aeronave também realizou um total de 1800 horas de voo e 20 mil horas de testes em laboratórios.
FONTE: Valor Econômico
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Gostaria de entender melhor essa conta. Se custa US$ 20 milhões, porque pagar US$ 30 milhões? Para transportar nossas zautoridades? Põs em jatos comerciais civis ou em hercules mesmo. Aliás, cargueiros é o que merecem essa gente que tanto destrói este país. Nunca vejo orçamentos governistas, fazerem um negócio com preços abaixo do mercado, nem que seja 3%. Sempre com valores superiores…só dá para concluir uma coisa.
Por que os caras não usam os Bandecos modernizados, estaria de bom tamanho.
Assim eles iam sentir na pele as necesssidades dos milicos.
De jatinho Executivo tirando onda com o dinheiro público é mole !!!
O valor é maior porque envolve treinamento, ferramental, logística. O Equipamento de calibração é parcialmente retira dos BAE 800 e instalado neste.
O resto da diferença todo mundo aqui sabe do que se trata, ou vocês não conseguiram entender porque este empenho saiu alguns dias antes das eleições???
Se não entenderam eu explico porque, é bem fácil……
Grande abraço
Os aviões são para os dois esquadrões, GEIV e GTE, o GTE colocou em leilão o Lea 55.
Grande abraço
Que erro do valor! Essa notícia é velha! É o GEIV, não GTE! Aviões civis são plataforma para projetos militares. Vide o E-99, P-3, P-8, os SAAB de alerta antecipado, os Learjet do 1o do 6o etc.
Estou com a mesma duvida do amigo acima
Se cada avião custa 20 milhoes, porque a compra deu 662 milhoes???
com esse valor pelas minhas conta, daria pra 33 aeronaves e sobraria 2 milhoes
alguma explicação ?
Segundo dados da wikipédia um jato Legacy 500 está saindo por cerca de 21 milhões de dólares, convertendo para reais no preço de hoje (2,34) temos um pouco menos de 50 milhões de reais por cada um.
Com uma conta bem simples é possível ver que com esse dinheiro que a FAB está desembolsando daria para comprar 13 jatos Legacy 500 ao invés de apenas 6 e ainda sobrava uma grana pretíssima!!!
Será que os equipamentos embarcados para inspeção e aferição dos radares de aeroportos são tão caros assim a ponto de serem mais caros que a própria aeronave?
Eu gostaria de ter explicações quanto a isso, estou achando essa compra meio arbitrária…
“Os aviões, segundo o Valor apurou, serão entregues a partir de 2016 e utilizados pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB para transporte de autoridades. ”
Realmente está estranho este parágrafo, GEIV ou transporte de autoridades?
Enquanto isto os urubus de plantão, que não somam NADA aos processos produtivos e operacionais, insistem em repetitivamente ficar simplesmente minando qualquer ação ou intenção das FFAA’s. Parece que são mandados ou tem algum interesse específico não muito identificado…
Pena, assim caminha nossos governantes e seus críticos sem coerência…
Forte abraço ao DAN.
Serão quatro para o GEIV e duas para o esquadrão da “raínha”.
Grande abraço
“O Comando da Aeronáutica e a Embraer assinaram contrato para a aquisição de seis aeronaves Legacy 500, que seguem para o Grupo de Inspeção em Voo (GEIV)…”
(FAB)
È para o GEIV mesmo.
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/18663/REAPARELHAMENTO—FAB-fecha-compra-de-novas-aeronaves-de-inspe%C3%A7%C3%A3o-em-voo
Muito boa a dica de matéria do Fernando, tira todas as dúvidas quanto a missão destes 6 Legacy 500: NÃO É transporte de autoridades.
Esclarecedor também o vídeo postado nesta matéria da FAB…
Acredito que há um erro na reportagem… Se as aeronaves serão destinadas ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), não serão utilizadas no transporte de autoridades.
O “Valor Econômico” ouviu o galo cantar e não sabe onde. Confundiram o GEIV com o GTE.
Abraços.
É taí, votaram neles agora aguentem, a maior renovação nunca antes vista neste “paif”,c om segundo maior esquadrão executivo governamental do mundo, enquanto isto em Gavião Peixoto o cheiro da modernização do A 1M fede a carniça e vai lentamente sendo esquecido.
Grande abraço
PS Para não dizer que estou sendo ruinzinho, a beldades colocara em leilão um Lear 55 do GTE.
É aconselhável tomar cuidado com algumas armadilhas no texto, como a que sugere que o equipamento será usado para transporte de autoridades, mesmo que se descreva em seguida que o avião será equipado com uma série de equipamentos que custarão praticamente o mesmo preço da aeronave.
Aliás, logo após o texto há o ítem “Leia também”, com link para outro post mais detalhado sobre o assunto.
Eu nunca visualizei o interior de uma destas aeronaves quando servi na FAB, mas garanto que não são as indicadas para “transporte de autoridades”. Agora, o que eu vi de civil e parente de militares pegando carona grátis em Búfalo, Hércules e Bandeirante dos grupos de transporte para passar férias em diversos locais do país não foi brincadeira.
Os aviões, segundo o Valor apurou, serão entregues a partir de 2016 e utilizados pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da FAB para transporte de autoridades.
GEIV transporte de autoridades?
Quanta besteira.
Pessoal, preste atenção na notícia: os aviões vão para o GEIV, ou seja, serão utilizados em calibração de aeroportos, não para transporte de autoridades.
A FAB está carente em tantas coisas gastando dinheiro em jatos executivos para transportar autoridades. Daqui a pouco ela vai virar uma empresa de táxi aéreo.
GEIV é para inspeção de vôo e não transporte de autoridades. Eles devem substituir os Hawk800 que não tem mais suporte do fabricante.
Nossa R$ 662 milhões, dinheiro para comprar aviões para transportar esses ” Sanguessugas ” da Nação tem…!!!
Vai aí uma sugestão, nada contra a Embraer, não longe disso, mais em vez de comprar esses Legacy 500, deveriam ter comprado (6) Cessna Citation 560 XL.