Por Ilmar Franco – Panorama Político
O ministro Celso Amorim (Defesa) assina hoje com o angolano João Manuel Lourenço termo de cooperação para construção de 7 navios patrulha. Desses, quatro serão construídos aqui e os outros três lá, em estaleiro que será construído pelo Brasil. O acordo prevê fornecer matéria-prima.
FONTE: O Globo
Ótima notícia! Que os navios sejam bem construídos, que satisfaçam aos angolanos/clientes ( que paguem o devido) e que, por sua vez, façam boa propaganda do produto na África para que outros também venham a se interessar.
Esse é o retorno do investimento político e diplomático na África atlântica. Boa notícia !!!
Boa noticia!!
Geralmente a gente só doa armamento, treina marinhas africanas, e não ganhamos nada.
Finalmente um contrato de venda!! Muito bom! Que outros venham!!
O Brasil tem competência sim para assumir contratos como este, vejo um pessimismo exacerbado quanto a capacidade Brasileira. Já construímos submarinos (diesel-elétricos), Covetas (Barroso), classes de navios patrulhas, e estamos construindo com auxilio Frances um Submarino Nuclear. A escolha do Brasil para fornecimento de equipamentos militares por países Africanos é uma escolha lógica, já que não temos restrições quanto a fornecimento de equipamentos militares para estes países.
Quanto aos Angolanos, quem não tem cão, caça com gato. Tomara que recebam um produto seguro.
Se o Brasil fosse um país sério nem permitiria que o EISA recebesse ENCOMENDAS militares PARA EXPORTAÇÃO … BEM, SE O BRASIL FOSSE UM PAÍS SÉRIO, O BRASIL SERIA MUITÍSSIMO DIFERENTE …
Bah Tchê , daqui á 10 anos eles terão mais navios de patrulha do que nós…
Nós reclamamos do pós venda russo o nosso também tem que melhorar vamos ver se não levamos uma década para entregar esses 4 navios. Se depender do dinheiro de Angola os navios vão ter os mesmos destinos dos nossos uma dia fica pronto só não sabemos o dia e o ano.
Negativo. Se forem de 2007 o INACE entrega no prazo. Se for de 500T o INACE entrega no prazo. O que não pode ocorrer é a falta de fluxo financeiro. Se tudo estiver dentro do escopo o INACE cumpre, já o EISA……, espero que agora consiga terminar o que começou.
Eisa, de jeito nenhum.
Padilha que tipo de navio patrulha será construindo para Angola ? algum da classe Grajau, Macaé ou da classe Amazonas ?
Ainda não foi dito. Devem anunciar hoje.
Não fazemos nem as nossas…
Fazemos sim. O que falta é dinheiro. Se o dinheiro de Angola chegar, o estaleiro escolhido fará. Falta saber se será o EISA ou o INACE.