A República Tcheca, a Eslováquia e a Suécia assinaram uma carta de intenções de cooperação na utilização do caça Gripen, abrindo caminho para uma potencial aquisição eslovaca da aeronave produzida pela Saab.
“A assinatura hoje, irá lançar as bases para a cooperação bilateral em torno de um sistema de vigilância do espaço aéreo comum da Eslováquia e da República Checa”, informou um comunicado do Ministério da Defesa sueco.
A Eslováquia está querendo substituir seus MiG-29 nos próximo anos. O ministro da Defesa eslovaco, Martin Glváč, já teria dito, em várias ocasiões a meios de comunicação locais, que o Gripen é o caça de escolhido para essa substituição, embora haja necessidade de se abrir uma concorrência.
Acredita-se que a Eslováquia pode inicialmente arrendar o Gripen, assim como fizeram os seus vizinhos Hungria e República Tcheca.
Em maio, foi anunciado a prorrogação do contrato de locação do Gripen entre os governos da Suécia e da República Tcheca, por mais 12 anos. A força aérea húngara também possui 14 aeronaves dos modelos C/D arrendadas.