O Airbus A400M realizou com sucesso os testes de Reabastecimento em Voo (REVO) com um caça F/A-18 Hornet. A campanha de ensaios foi desenvolvida em cinco voos em que o A400M realizou 33 contatos secos, ou seja, sem a tranferência de combustível, e outros 35 contatos molhados, com transferência de 18,6 toneladas de combustível para o caça F/A-18 Hornet.
Com uma capacidade de carregar 50,8 toneladas de combustível, ela ainda pode ser aumentada pelo uso de tanques de carga extra, o que torna o A-400M uma aeronave muito versátil.
A aeronave padrão já tem todas as provisões para REVO já instaladas, exigindo apenas a rápida instalação do kit de reabastecimento em voo, opcional para se tornar um avião reabastecedor.
Projetado desde o início para ser uma aeronave de dupla função, transporte e reabastecimento em voo, o A400M fornece assim uma opção de baixo custo para forças aéreas adquirirem capacidade de REVO, além da versatilidade de ter um avião de transporte logístico e tático.
DIVULGAÇÃO: Airbus
Quanto ao 390 ele deverá frear muito em para pistas curtas e semi-preparadas mas não da para competir com o poderoso reverso de um turbo hélice! Depois que vi o filme da campanha de pousos e decolagens de um Hércules em Porta aviões sem gancho e sem catapulta acredito em tudo o que ele faz! O Hércules até de bombardeiro já serviu, com lançadores de bombas de Camberra e mira adaptada de Pucara atacou um navio tanque de mesmo nome nas Malvinas! Nenhuma bomba explodiu mas o navio foi afundado depois na costa do Brasil.
Esse está bem maior que o 390, será que cabe o Pantsir dentro?
CAbe sim
Vamos ver neh, se nao sair um kc-390 logo, um desses vem a calhar bem na FAB
A FAB já “descolou” três tampões de longo alcance para REVO, recentemente adquiriu mais três C-295, tudo isso para segurar a peteca enquanto não saem as primeiras entregas do KCzão.
O A-400 é ótimo mas também proporcionalmente caro de comprar, manter e operar teria de ser pensado caso não tivéssemos o KC-390 “a caminho”, pois aí eu seria a favor de adquirir uma boa frota, no mínimo uns 24 unidades, mas como a FAB está direcionando seus recursos para o KC, de que adianta ela adquirir 2 ou 3 A-400 para ganhar uma pequena capacidade extra e ficar com um grande abacaxi logístico nas mãos?