Por Guilherme Wiltgen
A PLA Navy iniciou uma série de testes com um novo helicóptero antissubmarino (ASW), o Z-18F, desenvolvido pela Changhe Aircraft Industry Group (CAIG) e baseado no Z-8, a versão chinesa do helicóptero francês SA-321 Super Frelon.
Segundo informações, o novo helicóptero teve o seu interior redesenhado e a fuselagem também foi modificada. Também indica que está equipado com um novo motor, o Turbomeca Turmo 3C WZ-6, e o rotor recebeu novas pás em material composto.
Esta versão ASW possui um sonar de imersão, pode transportar até 32 sonobóias e ser armado com 4 torpedos Yu-7. Supõe-se também que o helicóptero recebeu um data-link que deve permitir a comunicação com os meios de superfície da Esquadra chinesa.
Ainda não se sabe quantos Z-18F ASW a marinha chinesa pretende adquirir, mas já se sabe que ela não possui navios de escolta com capacidade para operar com um helicóptero com as suas dimensões, e com as suas 13,8 toneladas. Acredita-se que inicialmente será usado apenas no porta-aviões Liaoning ou a partir de sua base em terra.
Este helicóptero possui o DNA do francês SuperFrelon!