O Ministério da Defesa argentino informou que saiu na sexta-feira (22.08) da Fábrica Argentina de Aviones (FADeA), localizada em Córdoba, com destino a Gavião Peixoto, a porta de carga do protótipo do KC-390.
O contrato entre a Embraer e a FADeA, nasceu de um acordo de cooperação assinado entre os governos da Argentina e do Brasil em 2011, onde a fábrica argentina também estará envolvida com a fabricação de outras partes da nova aeronave como os spoilers, a porta do trem de pouso do nariz e o cone de cauda. Com base nesse acordo, a FADeA tem investido mais de US$ 35 milhões para a construção da linha de produção em Córdoba, o que também gerou a incorporação de tecnologia, infra-estrutura e mão-de-obra qualificada em diversas áreas.
Assim, a planta de aviação triplicou sua capacidade para tratar materiais compostos, incorporando centros mecanizados de alta velocidade e modernização dos equipamentos utilizados na conformação, processamento e tratamento térmico de peças de alumínio.
Comm isso, foram gerados 180 novos postos de trabalho diretos, com 80 mil horas de capacitação, resultando na atualização de processos e ensaios não destrutivos, garantindo assim à FADeA pelo menos mais 10 anos de trabalho, além da certificação AS9100, indispensável para a sua integração ao mercado de aviação internacional.
O KC-390 tem previsão de realizar seu primeiro voo antes do final deste ano.
Pelas fotos nota-se que é um belo de um “portãozão”!!!! Quero muito que esse cargueiro seja bem recebido pelos usuários tanto militares quanto empresas civis, como tudo o que a EMBRAER fez até hoje, não só por ser uma empresa brasileira, é que eu acho desenho do KC-390 é muito bonito.
Sds.
Não sabia que era tão complicado fazer uma porta para um cargueiro.
Na década de 80 a Argentina era considerada Suíça da américa do sul e nos humilhava por ter uma economia melhor hoje estão comendo na nossa mão igual periquito.
Existe muita desinformação sobre a Argentina…
A argentina ainda tem indicadores sociais como, alfabetização, IDH e índice de Gini, superiores ao do Brasil…E seu “PIB nominal per capita” é ligeiramente superior ao do Brasil…
E um pais estremamente diferente ao Brasil. O Estado ta quebrado, mais os jovens brasileros van fazaer faculdade de medicina num numero maior cada ano, de graca, a Argentina. Como esplica isso ?
Aqui no Brasil os cursos são ruins mesmo, inclusive de português….