O estaleiro Damen assinou recentemente um contrato com o Astilleros Navales Ecuatorianos (ASTINAVE), para a construção de dois Damen SPa 5009 para a guarda costeira do Equador.
O estaleiro equatoriano vai construir dois navios localmente com a cooperação técnica do Damen, que é o método de “construir no local” do Damen.
A Damen Cooperação Técnica (DTC), fornecerá ao ASTINAVE, kits pré-fabricados para construção de ambos os navios. O contrato prevê, além das inúmeras vantagens que a construção local trás, o DTC, que utiliza projetos comprovados do Damen, garantindo desempenho técnico e operacional. Devido à grande complexidade da construção do Stan Patrol 5009, o acordo entre o Damen e o ASTINAVE, inclui assistência técnica no local durante a construção e períodos de comissionamento.
Aliança estratégica
Embora este último contrato represente o primeiro Damen Stan Patrol 5009 para o ASTINAVE, o estaleiro tem uma experiência considerável com desenhos Damen ao longo dos anos. “Vemos o ASTINAVE não só como cliente, mas também como um parceiro”, diz Ezequiel Najmias, Damen Sales Manager para as Américas. “Nossa relação com eles começou há mais de uma década, quando ambas as partes assinaram um acordo-quadro de aliança estratégica.” Após o primeiro contrato de construção em 2007, “o ASTINAVE construiu um grande número de navios em cooperação com Damen, incluindo rebocadores, dragas de sucção, fast crew suppliers e navios de patrulha “.
Especificações do cliente
A guarda costeira do Equador vai utilizar os dois novos Damen 5009 para missões de patrulha gerais. Ela se beneficiará dos navios que possuem uma velocidade máxima de 23 nós, fornecidas através de quatro hélices de passo fixo. Eles especificaram que ambos os navios tinham que ter a capacidade de acomodar 32 tripulantes em operação por até 30 dias sem apoio externo – algo que exigiu uma série de adaptações no projeto.
“Nosso maior desafio foi a modificação para alterar o layout padrão do alojamento para caber uma cama extra em cada quarto, sem perder o conforto”, explica o Sr. Najmias. “Ao aumentar a capacidade de combustível de 90 m³, ampliando as áreas de armazenagem do congelador e instalação de um poderoso sistema de osmose reversa, ambos os navios serão capazes de operar de forma autônoma por 30 dias.”
A Guarda Costeira do Equador já opera três Damen 2606 Spa, com um quarto em fase de construção nas instalações do ASTINAVE nas margens do Rio Guayas. Após a entrega dos dois navios de patrulha, a frota terá um total de seis navios Damen construídos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
É um belo navio, parabéns a guarda costeira do Equador, já nós que não temos guarda costeira é a marinha que faz todo trabalho poderíamos usar o modelo de navios da classe triunfo que é barato e possuí mais espaço para armamento, sei que a marinha quer navios modernos mas uns 100 desses classe triunfo guardariam muito bem a costa e poderiam realizar busca e salvamento (SAR) além do suporte. Bom, posso estar falando bobagem mas é uma coisa que poderia ser pensada!
Características da Classe Triunfo:
Deslocamento (ton): 1.350-padrão / 1.680-plena carga
Dimensões (metros): 55,4 x 11,6 x 3,4
Tripulação: 49 homens
Tração Estática (ton): 23,5
Velocidade (nós): 12
Raio de Ação (milhas): 11.880 à 10 nós
Autonomia (dias): 45
Armamento: 2 metralhadoras Oerlikon
Sds.
Aparentemente não possuem nenhum armamento, só um canhão de água:
http://img.nauticexpo.com/images_ne/photo-g/monitoring-special-vessels-25691-7947479.jpg