A Fragata Rademaker (F-49) e seu helicóptero AH-11A Lince orgânico realizaram a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante SOLITAIRE, de bandeira panamenha, que navegava a 700 milhas náuticas (aproximadamente 1.300 km) da costa da cidade do Rio de Janeiro, dentro da área de responsabilidade de Busca e Salvamento (SAR) atribuída ao Brasil pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).
Atendendo ao pedido de socorro do NM SOLITAIRE, o SALVAMAR SUESTE (Com1ºDN) coordenou a EVAM do tripulante que apresentava quadro médico grave, com distensão abdominal e restrição a movimentos. Devido a distância da costa em que a embarcação se encontrava, a Fragata Rademaker, Navio de Serviço da Esquadra, suspendeu dia 07 de agosto e ainda na manhã deste dia, nas proximidades de Cabo Frio-RJ, recebeu o Lince 03 demandando a posição de encontro coordenada com o navio. Após um dia de navegação, na manhã do dia 08, o Lince decolou de bordo em direção ao NM, que se encontrava a 50 milhas náuticas (aproximadamente 90 km) da F-49, e efetuou a remoção do enfermo para uma primeira avaliação pelo médico da Fragata. Devido a complexidade do quadro, às 00:00 do dia 09 a aeronave decolou para terra, a cerca de 80 milhas náuticas (aproximadamente 150 km) da cidade de Cabo Frio, com destino a Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro, onde o tripulante foi transferido ainda de madrugada para um hospital para avaliação cirúrgica e procedimentos adicionais.
A execução dessa complexa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil, permitindo a remoção com segurança de uma pessoa em perigo no mar, demonstra a capacidade do Brasil de atender de forma eficaz aos seus compromissos internacionais relacionados à salvaguarda da vida humana no mar no Atlântico Sul, colaborando com o lema do SAR mundial: “Para que outros possam viver”.
FONTE: Foraer
Boa noite !
” Eu não sou da FAB nem tão pouco da NAVAL; eu sou do EB e tenho muito mais moral!” (Brincadeira hein rsrsr).
Mas eu gosto muito dos assuntos de todas as armas, e neste caso de evacuação médica eu fiz uma continha de papel de pão e me corrijam por favor se eu estiver errado.
O NM Solitaire estava a 1300 km de distancia de nosso litoral.
A F-49 desenvolve 30 nos/h +/- 55 KM/h ela encontrou com um navio apos 24 horas corridas sendo assim:
55 x 24 = 1320 km
1320 menos os 90 km da decolagem do AH-11A é igual a 1230 km de distancia em 24 horas. Creio que é um belo numero de deslocamento e penso que a Rademaker foi a toda então? Se ela foi a toda dou aqui meus parabéns ao esforço da tripulação (MERECIDO COMO SEMPRE).
Pensei que um navio não fosse a toda 100% do tempo (neste caso 24 horas direto) me enganei.
Outra coisa… Achei que a logística fosse diferente, ou em alguns casos específicos (que não sei quais são) seja assim:
O AH-11A tem alcance de +/- 1000 km dividido por 2 (ida e volta) 500 km, sendo assim pensei que o navio avançasse até uns 730 km e o resto era feito pela aeronave orgânica. Pensei errado ou exite casos a onde a logística é montada assim?
Vc esqueceu que o navio tb foi em direção a Rademaker e assim reduziu a distância.
Luiz Padilha o negocio é complexo, vejo que são “N” variáveis. Obrigado pelo esclarecimento