O Ministro da Defesa do Uruguai, Jorge Menéndez, disse de sua recente viagem à Suíça, juntamente com pilotos e técnicos da Força Aérea uruguaia, para testar alguns aviões que o país estaria comprando em breve.
Foram destinados USD 100 milhões para a compra de 10 aeronaves F-5, grande quantidade de peças de reposição, treinamento e armamento. Para Menéndez a aquisição destes caças “é uma oportunidade única e nós devemos dentro de dois meses, adiantar cerca de 20 milhões, para assegurar a compra”, que aparece bastante difícil em um ano eleitoral, apesar do apoio inicial do corpo legislativo para o reequipamento militar.
Se confirmada a escolha pelos F-5 suíços, todas as outras opções anunciadas serão descartadas, como o italiano M-346, o L-15 chinês e o russo Yak 130, por que, como discutido no Senado, eu teria solicitado um preço unitário de até USD 46 milhões, incluindo treinamento, peças de reposição e manuais, o que foi considerado bastante excessivo e desproporcional ao pedido de outros países.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Defensa.com
Ninguém sonhava que aquela pequena aeronave com dois motores de drone poderia curvar em cima do poderoso F-4 e sem peso treinar e até levar vantagem em combates contra os F-16 e 15, realmente o F-5 superou todas as espectativas. Quando surgiu a possibilidade da existência do F-20 com o Chuck Yeager de garoto propaganda deve ter dado um trabalho danado para os lobistas o “derrubarem” no nascedouro! Aquilo era uma forte ameaça aos já estabelecidos! Essa aeronave ia quebrar paradigmas como seu irmão mais velho!
_RR_ e Nunes -Neto muito obrigado pela informação, ficou bem claro agora.
Uruguay na era supersônica! Pra mim foi uma escolha muito acertada dos orientais e com certeza terão muito apoio brasileiro na utilização desse caça. Com certeza eles conseguirão mantes os dez F-5 em operação por muito tempo!
Os aviadores uruguaios estimam que seus colegas do Brasil poderão ajudá-los na ambientação com o sistema F-5 ou, especificamente, em envelopes de voo, tática de interceptação, recursos para o dog fight, e procedimentos adequados a missões de reconhecimento (voo a baixa altitude). E também calculam que as diferentes necessidades de manutenção e/ou modernização poderão encontrar amparo no PAMA-SP e na Embraer.
Rick os Mirages poderiam ser modernizados, mas a FAB, não acha interessante financeiramente modernizar os mirages e depois mantê-los, todos os dois carrisimos, a modernização dos Mirages do padrão 2000 para o 2000-5 vai sairá por 79 milhões de dolares a unidade, ou seja dá para comprar um caça de 4 geração zerado, com esses 79 milhões gasto por um Mirage modernizado se moderniza os 11 F-5 EX Jordânia e ainda sobra muito dindim.Abçs
O ideal seria o Uruguai modernizar ao menos uns 5 e outros 5 serem para sucateamento de peças e reposição.
Ai sim, teriam uma força aérea mais capacitada devido a qualidade do aparelho e não pela quantidade.
Para um país do tamanho do Uruguai os F-5 está de bom tamanho, se pintar um preço camarada para modernização no padrão F-5MBR aí sim o espaço aéreo deles ficará bem guardado uma vez que o Uruguai é um dos “protegidos” do Brasil.
Cinco milhões de dólares cada um e a modernização custará quase três vezes
o preço de aquisição.
100 milhoes com td isso incluso?
Queria lembrar o valor que pagamos pelos surrados F-5 da Jordania ,alguem lembra ?
Foi 21 milhões de dólares por 11 células. 04 aeronaves modelo F-5E – monoplace, 04 F-5EM modernizados monoplace e 03 F-5F biplace. negociação feita com a JORDAN AERONAUTICAL SYSTEMS COMPANY. Não consigo entender porque os F-5 tem décadas voando e os Mirage com menos tempo não puderam ser modernizados, alguém que entende do assunto poderia me explicar ?
Rick,
Diria que uma parte da razão se encontra na frota de T-38 Tallon que ainda voa na USAF em números bastante expressivos. A aeronave tem alto grau de comunalidade com o F-5, o que mantem um fluxo constante de peças no mercado, mantendo os custos de operação aceitáveis… O próprio caça, aliás, é uma aeronave mais simples e barata que os Mirage 2000.
No caso específico dos Mirage 2000 ( acredito que esteja se referindo a eles ), a aeronave está gradativamente saindo de operação na própria França. Restam hoje apenas alguns esquadrões operacionais com a variante D e 2000-5 naquele país, o que diminui consideravelmente a oferta de peças no mercado, tornando a operação consideravelmente mais cara. A seguir, os M2000 para a FAB já vieram usados e com as horas de voo contadas. Até poderiam manter essas aeronaves em operação, se fosse necessário; mas isso iria acarretar algum investimento para mante-las voando, o que teria sido considerado economicamente desvantajoso frente aos benefícios de se manter uma aeronave como aquela…
Vale lembrar que os M2000 adquiridos pela FAB eram da variante C, e não haviam passado por qualquer modernização. De certa forma, não acrescentavam muito em relação aos F-5M; principalmente se considerarmos a eletrônica atualmente presente nos F-5 brasileiros… E para moderniza-los ao padrão 2000-5 ou similar, também não seria economicamente muito vantajoso, frente aos ganhos em performance e o custo de se faze-lo… Vide o caso dos indianos, pagando cerca de US$ 62 milhões por cada Mirage 2000 elevado ao padrão 2000-5 ( incluso ToT )… Para o Brasil, com tão poucas células, poderia ficar ainda mais caro…
Isso ai é bom pro Brasil , já que o Uruguai é um país aliado e praticamente um ” estado ” na região sul do país kkkkk .. brinco assim devido eles dependerem da gente em todos os apectos e do seu tamanho geográfico
M-346 italiano, o L-15 chinês e o russo Yak 130 todos aviões de treinamento que podem ser convertidos para a função de defesa aérea e ataque porém bastante limitados. Se o Uruguai conseguir adquirir essas dez células dos F-5 suíços por um precinho camarada desse e em seguida fazer um up-grade na Embraer para o padrão F-5M como os nossos será uma grande tacada, ficarão com um avião relativamente bom por um preço mais em conta.
Tomara que o Uruguai compre ,depois com o tempo nos modernizamos pra eles,por um preço camarada,,os pilotos agradecem.
Obs.: Claro, 100 milhões de doletas por 10 aparelhos dá até pra se pensar…. pra manter doutrina…
Mas quanto tempo estas células ainda podem operar? Estes 54 Tiger F-5 entraram em funcionamento por lá há 30 anos. Acho, particularmente, esta compra um tiro no pé. Até onde me lembro estes F-5 começam/darão baixa por lá em 2016. Em 2011 eles estavam vendo se modernizavam os aparelhos… não sei se o fizeram… eles estavam sendo empregados só em missões diurnas e com boa visibilidade!
Eles estariam muito mais bem servidos de Yak ou de M-346, mesmo que em número menor…
William.com este valor eles não conseguiriam comprar nem 4 jatos YAK ou 346
Willian,
Pelo contrário.
O F-5 tem características que o enquadram melhor na tarefa de defesa aérea. M-346 e o Yak são realmente aparelhos mais avançados, mas não seriam os mais indicados, por exemplo, a interceptação de aparelhos comerciais e militares que ultrapassem mach 0,8 e que possam ir a mais que 12000 metros ( o que seria a maior parte das situações )…
No mais, creio que os F-5 suíços seriam os exemplares que hoje estariam em melhores condições no mercado. A RUAG, que presta a manutenção, sempre foi muito competente no serviço.
Para o Uruguai está muito bom mesmo! Um país pacífico que nunca ameaçou ninguém e que somente quer ter interceptadores de qualidade. Em alguns anos, poderão beneficiar-se de parcerias com o Brasil para fazer uma nova modernização. Mas, não precisa ser agora!
compra bastante racional para o Uruguai, um bom custo beneficio, não é o melhor mais resolve o problema em ter uma pequena força aérea de caça operacional.
Ótimo negócio, assim o Uruguai melhora sua defesa e no conjunto a do Atlântico Sul.
Os F-5 suíços tem como armamentos, somente seus canhões e mísseis de curto alcance AIM-9P…
Então, a não ser que o Uruguai invista na integração de outros mísseis, o F-5 vai ter no Uruguai a mesma função
que tem na Suiça: Patrulha aérea…
Ao que parece esses aviões são bem vindos mesmo porque o Brasil manja muuuito de F-5 e poderá dar assessoria total em todas as fases de manutenção inclusive modernização e o preço não está ruim mais para frente eles poderão adquirir aviões de caças novos fabricados no Brasil , achei a jogada muito boa.
Se esses F-5 fosse modernizados para o padrão em que se encontra os MikeBR com condições de utilizar misseis de 4ª geração tipo Phyton 4 e misseis BVR talvez Derby e bombas inteligentes além é claro de sonda de reabestecimento e mais duas celulas adicionais totalizando 12 e ia me esquecendo do capacete com mira no visor eu tenho certeza que os Argentinos olhariam para sua Força Aerea que esta a a mingua e protestariam como protestou o Paraguai quando a Blívia comprou os seis K-8 da China