Por Nicole Charky
Mergulhadores da Marinha dos EUA concluíram na última segunda-feira, que o navio naufragado no sudeste da Ásia é o Cruzador USS Houston da Segunda Guerra Mundial, afundado pelos japoneses, que serve como o lugar de descanso final para cerca de 700 marinheiros e fuzileiros navais.
O Houston, apelidado de “The Galloping Ghost of the Java Coast”, afundou no Mar de Java durante a Batalha de Sunda em 28 de fevereiro de 1942. Ele transportava 1.068 tripulantes, mas apenas 291 marinheiros e fuzileiros navais sobreviveram ao ataque, se tornando prisioneiros de guerra.
A sobrevivência desses homens foi uma surpresa chocante, embora bem-vinda, em agosto de 1945, quando a guerra na Ásia terminou com a rendição dos japoneses.
Em um artigo publicado no Los Angeles Times, sob o título “Os homens de USS Houston retornam da morte”, um oficial militar disse que cinco homens haviam escapado de um campo de prisioneiros de guerra na Tailândia, e confirmado, haviam cerca de 300 outros sobreviventes. Até então, 42 meses haviam se passado desde o desaparecimento do cruzador.
Nos últimos meses, os arqueólogos da Marinha trabalharam com mergulhadores da Marinha da Indonésia para inspecionar os destroços ao longo de 19 buscas subaquáticas, disse o comandante da Frota do Pacífico dos EUA, Adm. Harry Harris.
O Navy History and Heritage Command confirmaram que os dados gravados é consistente com a identificação do ex-USS Houston.
As provas documentais mostraram que o túmulo não estava intocado, observando que os rebites do casco e uma placa de metal foram removidos do navio. Tanto autoridades dos EUA e da Indonésia estão trabalhando para coordenar a proteção do patrimônio histórico, que também é um popular local de mergulho recreativo.
O relatório manifesta a preocupações de segurança pública e de segurança ambiental, alegando “infiltração ativa de petróleo do casco.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: LA Times
Realmente a bandeira do mastro principal parece ser a bandeira brasileira, MAS DE FATO SÓ PARECE, se prestar muita atenção , Eduardo, perceberá diferenças SUTIS DEVIDO A DISTÂNCIA. CLARO, DEVIDO A DISTANCIA PARA MIM, e certamente para ti que presumo SER ASSIM COMO EU CIVIL sem muita informação naval especializada.
Não é impressão…o USS Houston possuía dois hangares ao
redor da segunda chaminé e até 4 hidroavões poderiam neles ser
estocados. Dois outros poderiam ser mantidos um em cada
catapulta totalizando 6 mas na prática apenas 4 eram embarcados.
Com a guerra, muitos cruzadores receberam armamento extra,
além de radares, etc e para compensar o peso uma das duas
catapultas acabou sendo retirada como no USS Louisville, irmão
do USS Houston que tenho em minha coleção assim representado.
Obrigado pela colocação Dalton…
Forte abraço.
Srs. existem a meia nau boreste dois hidroplanos ou seria impressão? Belíssima foto e reportagem muito interessante.
Forte abraço.
Esta foto é relativamente bem conhecida pois o Presidente Roosevelt estava embarcado nele e a bandeira presidencial pode ser vista no
mastro principal.
Já no mastro dianteiro é o que o Padilha escreveu…trata-se de uma bandeira de Almirante de 4 estrelas.
O Almirante em questão é Montgomery Taylor e a data é out/1935.
Minha fonte é meu velho US Heavy Cruisers in action Part 1
Obrigado Dalton.
Pessoal não que eu esteja vendo coisas más a bandeira do USS HOUSTON tremulando no mastro principal do navio nessa imagem preto e branco se parece mais com a do Brasil que a bandeira Americana aquela bandeira e a Americana ou alguma de navegação .
Nem de longe. Não é a do Brasil não, fique tranquilo. Não sei na época que bandeira eles usaram quando fizeram esta foto. Mas quando vc tem um almirante a bordo, usam no topo uma bandeira fazendo referência ao mesmo a bordo.