No dia 13 de agosto, o Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), Contra-Almirante Walter Eduardo Bombarda, presidiu a cerimônia de transferência do Navio-Capitânia da FTM. A Fragata Liberal F 43, foi substituída pela Fragata Constituição F 42, que passou a integrar a Missão.
Na ocasião, participaram da solenidade o Embaixador do Brasil no Líbano, Affonso Emilio Alencastro Massot; o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior; Comitivas do Ministério da Defesa e do Comando de Operações Navais; bem como personalidades da comunidade libanesa.
Houve a incorporação da tripulação da Fragata Constituição à Missão, a passagem do estandarte das Nações Unidas para o Comandante da Constituição e, finalmente, a desincorporação da tripulação da Fragata Liberal da UNIFIL, após sete meses a serviço da ONU no Líbano.
mas são para isso que servem, não? Prefiro vê-las em missão do que paradas no porto.
Abraços
Temos meios navais para usá-los em defesa dos interesses brasileiros. É isso que a fragatas brasileiras estão fazendo no Líbano.
Já temos poucas em condições e as melhores estão se acabando nessa missão no Líbano.