RIO – O presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE ) morreu na manhã desta quarta-feira após sofrer um acidente aéreo em Santos. O jato em que estava o político iria para um evento na cidade de Santos chamado SantosExport. A aeronave em que viajava do Rio para Guarujá perdeu contato com controle aéreo após arremeter durante o pouso. Segundo o candidato do PSB no DF, Rodrigo Rollemberg, a direção do partido o informou que os passageiros a bordo do avião que caiu eram: Eduardo Campos, os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins, o assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, o fotógrafo Alexandre Gomes e Silva e ainda Pedro Valadares Neto e Marcelo Lira.
O avião, um Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, deixou o aeroporto do Santos Dumont às 9h20m com destino a Santos. As informações foram confirmadas por Carlos Siqueira, primeiro secretário do PSB. A aeronave pertencia à empresa AF Andrade, de Ribeirão Preto (SP), que atua no setor de açúcar e álcool, e já havia sido usada pelo candidato no mês passado, numa viagem ao interior de São Paulo.
O ex-deputado Walter Feldman, que estava ao lado de Marina Silva em São Paulo, disse logo depois do acidente ter conversado com o deputado Márcio França, que recepcionaria Campos em Santos. França confirmou para o aliado que a aeronave que caiu tinha o prefixo da alugada pela campanha de Campos:
– Márcio França ligou e disse ter confirmado que o prefixo do avião é o mesmo de Campos. Mas temos que aguardar – explicou o ex-deputado.
Em seu gabinete no Tribunal de Contas da União, a ministra Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos, ao ser informada dos rumores sobre a queda do avião em Santos, caiu no choro.
O Corpo de Bombeiros confirmou a queda, que ocorreu na altura do número 136 Rua Alexandre Herculano, esquina com Rua Vahia de Abreu, nas imediações do Canal 3, a cerca de sete quadras da praia. Logo após a queda, a primeira informação era a de que se tratava de um helicóptero. Sete pessoas ficaram feridas e pelo menos três imóveis foram atingidos.
A sala de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que sete vítimas foram socorridas em hospitais da região, mas ainda não há informações se elas eram ocupantes da aeronave ou moradores dos imóveis atingidos. O Pronto-Socorro Municipal de Santos confirmou que há quatro feridos internados na unidade.
A queda ocorreu pouco depois das 10h. A poucos metros do local do acidente funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica. A região tem casas e comércios.
O local onde ocorreu a queda é bastante movimentado. Testemunhas relatam que ouviram barulho de uma explosão. O quarteirão foi isolado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de resgate. Com o estrondo na hora da queda, vidraças de lojas quebraram-se.
FONTE: O Globo
Trabalhamos na rota descrita pela aeronave e moramos próximos ao local, lamentamos profundamente a tragédia e por incrível que pareça, poderia ser ainda mais impactante para a população, vide a densa área coberta por edificações e sua ocorrência atenuada pelo ângulo provável da queda do aparelho.
Condolências a família Campos e demais tripulantes. RIP.
Para cada um dos feridos desejo ânimo, forças, coragem !!!
Pêsames aos familiares de cada um dos falecidos.
Bem, o fato é que, preferências políticas à parte, trata-se de uma enorme tragédia e uma grande perda. Seja do ponto de vista humano, seja do ponto de vista estritamente familiar, seja do ponto de vista público (não só diante das próximas eleições, mas também do ponto de vista da segurança aeronáutica em um local – Santos/SP – que se avizinha de ser melhor e mais intensamente explorado em virtude das demandas de futura explotação do pré-sal; melhor a FAB ou a INFRAERO começar a estudar melhor o regime de ventos na região, principalmente nas proximidades do campo de pouso). De qualquer maneira, era um político de destaque que pregava outro enfoque e outro rumo a ser trilhado pelo País, uma terceira via, uma liderança que talvez não desta vez, mas nas próximas, poderia “emplacar”.
Deixo a minha solidariedade e os meus sentimentos aos familiares.
Complementando, deixo a minha solidariedade e os meus sentimentos aos familiares do político e de todas as vítimas do infeliz acidente.
Padilha,
felizmente a mulher e o filho não estavam a bordo…
Algumas mídias não mencionam, já o Globo colocou que estavam a bordo.
Pelo que tem se comentado nas redes sociais a família dele não tava no voo não. Mas as coisas ainda tão meio nebulosas, é esperar até o fim de tarde e as informações devem começar a aparecer.