No dia 09 de agosto, ocorreram os exercícios entre a Marinha do Brasil e a US Navy. Embarcado na Fragata União, o DAN trás com exclusividade a cobertura completa da Fase Naval.
Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
Pontualmente as 9 horas de sábado (09.08) a Fragata União (F 45) suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a fase naval da PASSEX com o futuro Navio da Assalto Anfíbio da Marinha norte-americana (US Navy), o USS America (LHA 6), que se encontrava no Rio de Janeiro desde o dia 05.08.
A fase naval da PASSEX é o momento em que os navios se encontram para operar juntos no mar, realizando diversos exercícios, estreitando os laços de amizades entre as duas Marinhas e aumentando a interoperabilidade.
Qualificação e Re-qualificação de Pouso a Bordo (QRPB)
Já fora da Baía de Guanabara, a Fragata União recebeu o seu Destacamento Aérea Embarcado (DAE), composto pelo UH-13 Esquilo N-7063 (Águia 63), pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).
Aproveitando enquanto o USS America suspendia do Porto do Rio de Janeiro, próximo a Praça Mauá, o Águia 63 iniciou os primeiros exercícios do dia realizando QRPB.
O QRPB consiste em realizar vários pousos e decolagens, circuitos e aproximações por ambos os bordos do navio, visando adestrar tanto o 1P, quanto o 2P. Durante a realização do QRPB, a equipe de manobra (EQMAN), também vai se adestrando e seguindo as ordens do orientador, peiando a aeronave no convôo.
Leap Frog
Na altura da praia de Itacoatiara, a Fragata União efetuou uma guinada a bombordo, afim de interceptar o USS America, que já se encontrava passando pelo Farol da Ilha Rasa. Nesta primeira etapa dos exercícios, os dois navios realizaram a manobra de LEAP FROG, que consiste dos dois navios navegarem a contrabordo, sustentando a mesma velocidade, porém, nenhum tipo de cabo é passado entre os navios participantes.
Para uma melhor abordagem de como ocorre o exercício, o editor Luiz Padilha embarcou no Águia 63 para realizar a primeira FOTEX, enquanto os navios realizavam as manobras inicias, entre outras previstas para acontecerem ao longo do dia.
Ao fim do exercício, a União executou uma guinada a boreste, se afastando do America.
Na sequência, a nossa aeronave orgânica retornou para o navio e em seguida decolou novamente para buscar o Rear Admiral Fernandez “Frank” L. Ponds, Comandante do Expeditionary Strike Group Three, que gentilmente participou de um almoço a bordo do nosso navio, e que contou com a presença do editor Guilherme Wiltgen.
Na sua chegada ao navio, o CA Ponds foi recebido pelo CMG Paulo Ferreira, Comandante do 2° Esquadrão de Escolta (ComEsqE-2), e pelo CF Garriga, Comandante da União. Durante sua rápida estadia a bordo, cumprimentou os oficias e sub-oficiais.
Na Praça d’Armas, o CMG Paulo Ferreira fez uma explanação sobre a Marinha do Brasil, passando a palavra ao CF Garriga, que fez uma apresentação sobre o navio, desde a sua incorporação até o programa MODFRAG, e sobre a atuação da União na Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).
Muito a vontade e demonstrando muita simpatia, após o almoço, o CA Ponds foi presenteado com lembranças do navio e presenteou a todos os participantes com a moeda comemorativa da viagem inaugural do USS America, designada “America visita as Américas”. O CA Ponds fez questão de falar com a taifa da União e expressar seu agradecimento pela “ótima refeição servida a bordo”, presenteando a cada um dos marinheiros com o boné do LHA 6.
Pick Up com o MH-60S Knighthawk
Logo após a aeronave UH-13 decolar em direção ao America, a Fragata União realizou o exercício de Pick Up com a aeronave MH-60S Knighthawk (BuNo. 166325) do Helicopter Sea Combat Squadron Two One (HSC-21), também conhecido com “Blackjacks”, baseados na NAS North Island, em San Diego.
Com a sua típica aproximação para realizar VERTREP (Vertical Replenishment) com os navios da US Navy, o “SIERRA” realizou um “cavalo de pau” e permaneceu hoverando sobre o convoo da União, enquanto seus tripulantes iniciavam o exercício.
O Pick Up é normalmente realizado quando há a necessidade de se fazer a transferência de pessoal ou de carga leve, sem que para isso a aeronave precise pousar no convoo do navio. Neste caso, o Fiel opera o guincho (Hoist) e iça, ou baixa, a pessoa/carga para o navio ou a partir deste para a aeronave.
Operações Aéreas com o MV-22 Osprey
No período da tarde, o USS America iniciou o lançamento das aeronaves tiltrotor MV-22 Osprey, do Marine Operational Test and Evaluation Squadron Twenty-Two (VMX-22), também conhecido como “Argonauts”. Estas aeronaves estão baseadas na Marine Corps Air Station New River, na Carolina do Norte.
Do mar e do ar, os editores do DAN observaram, e registraram, as operações aéreas conduzidas pelos MV-22 e MH-60S, além das manobras táticas que os navios realizavam durante esta etapa da PASSEX.
Os MV-22 realizaram surtidas até o CADIM transportando 22 Fuzileiros Navais brasileiros que se encontravam a bordo do America e trazendo de volta a bordo a mesma quantidade de Marines, que lá se encontravam em adestramento.
Encerrando a PASSEX, houve uma revoada com três MH-60S e um MV-22 sobre os navios encerrando a fase brasileira da viagem inaugural do USS America, que agora parte para o Chile e Peru, antes de chegar ao destino final em San Francisco, na Califórnia, onde no dia 11 de outubro será oficialmente comissionado na US Navy.
NOTA dos EDITORES: O Defesa Aérea & Naval agradece a Marinha do Brasil na pessoas do VA Ilques Barbosa Júnior (Comandante-em-Chefe da Esquadra), CMG Paulo César Bittencourt Ferreira (Comandante do 2º Esquadrão de Escolta), CF Gustavo Calero Garriga Pires (Comandante da Fragata União), Ten. Renata Francisco e GM Giselle Fernandes (Comunicação Social da Esquadra), e a todos os tripulantes que não pouparam esforços em colaborar com esta matéria.
Parabéns pela excelente matéria! Comprometimento, apesar dos parcos recursos de que dispomos, é o que nos coloca sempre em destaque diante de forças navais tão distintas e operacionais como a US Navy. Bravo Zulu!
1.SG Jorge
Seria possível o DAN fazer uma promoção junto a uma das forças, seja MB, exercito ou FAB para nós, leitores civis, possamos conhecer e participar de exercícios? Eu por exemplo sonho voar em um caça da FAB, ou navegar a bordo de uma fragata conhecendo o dia a dia. É uma dica ao DAN.
Matéria digna de nota 10! Parabéns ao DAN.
Obrigado William!
FA
Até agora a melhor reportagem/sequência de fotos desse navio esplêndido dos EUA, infelizmente o que nós temos de melhor foi adquirido junto aos EUA (Seahawk), o resto está alquebrado por séculos de roubalheira e espoliação dos governos desde a época das capitanias hereditárias, mas isso é outra história.
Obrigado Carlos,
Nós nos esforçamos justamente para isso!
FA
Excelente Guilherme. Parabéns.
Obrigado Afonso!
FA
Belíssima cobertura uma pena não termos uma marinha para refletir a nossa grandeza.
Obrigado Maurício!
FA
Fotos excepcionais! Excelente reportagem!
Parabéns ao DAN!
Obrigado RR!
FA
Belas fotografias e boa reportagem. Parabéns. Quem sabe, sabe 😉
Obrigado FRL!
FA
Bela reportagem! Parabéns ao DA&N !!!
Obrigado Oplita!
FA
Bacana, espero um dia termos as condições para ter algo semelhante, digo o navio e a força expedicionaria capaz de fazer um exercício na India, Australia ou nos EUA por exemplo.
PS: Fotos incríveis! parabéns vocês conseguiram novamente!
Valeu Topol!