A embraer confirmou que o seu papel no programa F-X2 tem crescido, desde que o contrato de US$ 4,5 bilhões com a Saab foi anunciado para fornecer 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).
“É justo dizer que estamos vendo um papel maior do que imaginávamos antes do contrato ser selecionado”, disse nesta quinta-feira o CEO da Embraer, Frederico Curado, durante a apresentação dos resultados da empresa no trimestre.
Durante o prolongado processo de seleção do novo caça da FAB, as preferências da Embraer e o futuro papel da empresa no programa de compensação industrial, foram temas recorrentes de especulação.
Em 2009, um executivo do alto escalão da Embraer observou que a indústria brasileira estava alinhada com a Saab em detrimento das ofertas dos rivais Boeing (F/A-18E/F Super Hornet) e Dassault (Rafale).
A Embraer se manteve oficialmente neutra durante o transcurso do processo de seleção, mas corporativamente, formou uma parceria mais ampla, e estratégica, com a norte-americana Boeing.
A ausência da Embraer foi observada em dezembro passado, quando do anúncio do vencedor pela FAB, que optou pelo sueco Gripen.
Nos meses seguintes, começou a ficar mais claro o papel da Embraer e também de outros fornecedores.
O Gripen brasileiro deverá ser montado na unidade militar da Embraer, localizada em Gavião Peixoto, que também é um centro de testes de voo, segundo informou Curado.
A Embraer também vai desempenhar um papel no desenvolvimento da versão biplace do Gripen NG, que marcaria o primeiro esforço significativo da Embraer em projetar e produzir um novo avião supersônico.
“É muito provável que tenhamos uma participação maior nesse desenvolvimento do que prevíamos há alguns meses”, completou Curado.
FONTE: Flightglobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
No FX-2 original a Embraer era mera receptora da tecnologia.
O que as pessoas não percebem é que a SAAB ganhou mas NÃO TEM produto para entregar, o Gripen E voará seu primeiro protótipo ano que vem DEPOIS do primeiro protótipo do KC-390…
As entregas iniciais do Gripen E para 2018 é um MERA PROMESSA sem nenhuma garantia substancial que vá ocorrer.
Um item CRÍTICO do sistema o radar 1/2 AESA de prato móvel RECÉM teve assinado o seu contrato de desenvolvimento entre a SAAB e a Selex-Galileo…
Ao invés de um vencedor do FX-2 ganhamos um programa AMX-II A vingança sueca.
O que o Presidente da Embraer quer dizer MUITO sutilmente quando diz:
“É justo dizer que estamos vendo um papel maior do que imaginávamos antes do contrato ser selecionado”, disse nesta quinta-feira o CEO da Embraer, Frederico Curado.”
Ele se refere justamente ao Gripen F que sequer em desenvolvimento está pela SAAB (não tem nada além de croquis iniciais no lugar das 8 aeronaves biplaces exigidas pelo certame).
Agora os jocosos suecos falam em desenvolvimento pela Embraer com ajuda da SAAB.
Se a COPAC fosse metade profissional do que ela ACHA que é, a INEXISTÊNCIA do Gripen F é causa técnica mais que suficiente para retirar a SAAB do certame.
Ela não só não saiu como GANHOU o certame.
Para quem não entendeu a fala do presidente da Embraer se ele tiver que desenvolver o Gripen F com ou sem a ajuda da SAAB, a 8/36 avos do preço do FX-2 terá de ser dado a Embraer ou “partilhado” pelas as duas empresas.
A Embraer não vai fazer atividade de desenvolvimento de engenharia no “amorzinho” nem, para o governo brasileiro e nem para a SAAB. Ela quer ser BEM paga por este trabalho.
O Gripen sempre foi o melhor negócio de longe! Agora vamos focar no projeto, colocar aquela turbina com +26000 Lb de empuxo, jammer rebocável , baixa carga alar , absorver as táticas de combate com data-link full (disparar em BVR sem emitir), sensor IR passivo Ar-Ar integrado, super cruise, quem sabe até um radar de baixa frequência com os receptores nos bordos das asas (os Russos já deram a dica anti-stealth), ou nosso AESA já não pode passear nestas freqüências? Versão naval são outros 500 como diria… Se bem que quando a Rússia for cobrar de novo, daqui a dois anos, outro rombo de sua balança comercial pela carne brasileira, podemos comprar de Ivan uma dúzia de Migs 35k, sem a tal de ToT, iam chamar bastante a atenção, todos iam nos querer ver nos exercícios navais internacionais…
02/08/2014 16:29 by corbin
Não vou mais bater teclas contigo, pois além de mal educado é extremamente agressivo.
OPINIÃO é sempre pessoal. Não fiz uma afirmação e sim um comentário pessoal. Veja com escrevi: “O ideal seria que este…
Mentira é uma expressão muito forte, pois fiz um comentário que muitos em vários Sites que acompanho é o mesmo. O ideal seria F18 + NG.
Você é especialista da FAB para dar uma resposta como esta. Especialista você passou longe. E se eu for? E quanto ao risco de termos 60 suecos e 36 brasileiros já que a SAAB está oferecendo a versão C/D?. Comentários tem que ser democrático. Se você comentar alguma coisa que não concordo. tenho que respeitar. Quanto aos comentários: paro por aqui, pois tenho o direito de ter opiniões próprias.
Espero mesmo que sejam adqueridas mais unidades além dos já encomendados mesmo, porque 36 não da nem pra brincar.
A Embraer merece, a anos desenvolve tecnologia aeronáutica em nosso Pais. Agora é confiar nos engenheiros da empresa e, desenvolver a versão Brasileira do Gripen nacional. Parabéns à Embraer !
Eu já disse isso em outros sítios de defesa e vou repetir aqui: O Gripen NG na Embraer vai ter o mesmo destino de sucesso que o Tucano: Começou pequeno, forte e polivalente e depois evoluiu e cresceu mais ainda e se tornou o sucesso estrondoso que todos conhecemos. Sem nenhuma patriotagem, digo-vos senhores: O Gripen NG é o caça de todas as Forças Aéreas Sul-Americanas, Centro-Americanas e Africanas, porque seu preço é acessível, seu custo operacional aceitável e sua carga bélica muito boa de seis eficientes toneladas de armamento para um avião monomotor.
Para comparação tomemos apenas como base as seguintes características do seu concorrente francês, o Dassault Rafale: O Gripen NG de um lugar terá 15,20 cm , o Rafale tem 15,27 cm ; o Gripen NG terá uma carga bélica 6.000 kg, o Rafale tem carga bélica de 6.000 kg; a atual versão do Gripen atinge a velocidade de 2.470 km/h – e a versão NG terá um nova versão do motor 20% mais potente do que a do atual – , o Rafale chega a 2.390 km/h. Saiba disso e apenas compare de tais características técnicas e lembre de que os suecos estão no Brasil há um bom tempo com a Scania – da qual a Saab é uma divisão – e a Volvo, reproduzindo excelentíssimos caminhões que são adaptados para os nossos padrões que levam e trazem cargas por todo o Brasil e América do Sul.
Com os suecos temos parcerias as feitas entre a Embraer e a Ericson que geraram os EMB 145 MULTI INTEL e o AEW&C. Assim como as experiências aerodinâmicas com o AMX nos deram base para entrarmos de jatos executivos e chegarmos onde estamos hoje, sendo o terceiro maior produtor de aviões de mundo, produzindo aviões de porte médio; lá na frente, com as experiências que colhermos com o nosso KC-390 junto aos aviões da família E2, iremos desenvolver a nossa própria família de aviões de grande porte e assim passaremos a concorrer diretamente com a Airbus francesa e a Boing, atuais detentoras do duopólio das aeronaves de tal porte. Ou seja: Tanto pelo preço quanto pelas questões da posteridade que estamos retardando, como as concorrências direta no campo aeronáutico civil de grande porte e mesmo militar, pois o Gripen NG nas nossas mãos vai muuuuuuuuuuito longe, e também pela concorrência no campo aeroespacial, se ainda assim tivéssemos escolhido o Rafale, teríamos optado pela submissão. Tanto estes quanto os americanos são os maiores suspeitos pela explosão do VLS 3 em Alcântara em 2003, por receio da concorrência tanto do Centro quanto de nossa nascente e promissora indústria espacial. Enfim, o Gripen, foi a melhor escolha que fizemos. Vou votar na Dilma só pelo profissionalismo da mesma que recusou o Rafale do FX e deixou a decisão dos militares prevalecer.
Só para finalizar agora quero dizer que lá na frente, depois que a Saab tiver ganho muita experiência com o programa, desenvolvimento e produção do futuro treinador furtivo da força aérea dos Estados Unidos, poderemos unir à mesma, a Embraer e trabalhar em uma associação entre a Volvo motores aeronátucos e a nossa Polaris para juntas projetarem e desenvolverem o motor que irá equipar a versão furtiva do nosso Gripen NG. Nesse intervalo, quando a tecnologia dos materiais e técnicas de conformação dos mesmos que integram as estruturas, poderemos aqui mesmo, as remodelar e deixá-las prontas para acolher um segundo motor, aumentar o seu tamanho e assim desenvolver uma versão nacional que poderíamos chamar de EMB Super Gripen NG, ou Gripen G BR.
Enfim, através do BNDES poderemos modernizar todas as Forças Aéreas Sul e Centro-Americanas e Africanas..Tudo será uma questão de crédito, diplomacia e profissionalismo geopolítico. Já tô até imaginando uns 60 Gripens NG’s modernizando a Força Aérea Equatoriana, na Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Angola, Namíbia, Moçambique, Chile, Colômbia.. Pense em uma dubla que vai dar certo nesse século, pense KC 390 e Gripen NG. Huuuuummm…Eu só queriam fizessem um estudo para saber qual será o preço de exportação do Gripen NG produzido no Brasil, alguém ai se atreve?
Abraços a todos..
Pátria Amada: BRASIL!
Guilherme:
em resposta ao sr “”by Corbin”” em 31/07/2014 15:42 que publicou em outro post o seguinte: …esse indivíduo vem aqui falar mal do Gripen.
Primeiramente tenho nome, identidade e CPF. Foi a primeira vez que posto aqui.
O que escrevi foi apenas que observei. Depois da saída da Suíça do programa a SAAB passou a oferecer o C/D, inclusive para própria Suíça. Isto aí não é invenção. Está em todos os Sites especializados.
Se não puder ter opiniões divergentes, não justifica um blog. Não fui mal educado em meus comentários.
Está bem Sr. Robson. Mas seu comentário foi altamente parcial!
Você só disse mentiras e ainda por cima continua defendendo um caça que todos sabemos não iria trazer nada para o Brasil de desenvolvimento. Veja só o seu comentário mais completo.
“O ideal seria que este caça que “ainda não existe” não ter participado da short list e sim ter entrado com desenvolvimento. A FAB poderia ter comprado um caça pronto com as garantias de abertura dos códigos visando a integração dos seus armamentos, em quantidades menores, por exemplo 2 esquadrões e entrado no desenvolvimento do NG. Um F18 + NG seria uma grande opção. Posso estar enganado, mas parece que a Suécia + SAAB estão jogando a toalha. Não duvido se a SAAB apresente para a FAB a versão C/D melhorada com novos sistemas com o nome de E/F. ”
Um monte de mentiras. Você é especialista da FAB por exemplo? Para saber o que é melhor para o Brasil?? Desde quando os EUA compartilham alguma com o Brasil??? A Suécia está jogando a toalha?? De onde tirou esta informação?? O Brasil vai aprender a desenvolver seu próprios caças, coisa que não aconteceria se tivesse escolhido outro caça, sendo o F18 ou o Rafale, pois já são caças prontos.
Diz a lenda que a encomenda pode aumentar e chegar a casa de 120 caças, pode até ser que seja, dentro de um prazo de dez a quinze anos, pois os F-5 EM também estarão surrados e precisarão ser substituídos, como a cadeia de produção do Gripen NG ja estará instalada e gerando empregos pode ser que o governo continue com as encomendas, no máximo uns 24 por cada mandato de presidente que entrar até lá…
Soube que poderiam ser encomendados até 160 caças assim como os 28 kc 390, fazem parte apenas do primeiro lote cujo verdadeiro número é 80 unidades.
Eu to doido para ver esse bicho voar aqui, e o que será feito na fabrica em São Bernardo do campo.
E com essa tecnologia, será que poderiamos proceguir daqui e desenvovler que sabe, um gripen 100% nacional bimotor com motores votorizados e tecnologia sthelt???
Luiz, em São Bernardo serão fabricadas somente as asas !
– Tecnologia ” Stealth “, ao meu ver a pergunta que deveria ser feita é para que ?
Com uma baixíssima seção reta radar (RCS) do Gripen C/D atual, algo em torno de 0,1m2, Tecnologia Stealth para que? Além disso, dada a proliferação de radares de alta e baixa frequência há sérias dúvidas sobre a capacidade de sobrevivência de um F-35 contra defesas aéreas mais difíceis. Por exemplo: Navios de guerra chineses, como o Tipo 52C Luyang II e tipo 52D Luyang III, já possuem radares de alta e baixa frequência.
Quem sabe um gripen naval de 5 geração melhor que o f-18
A parte mais complexa fica com a Embraer é claro. Vai ser preciso uma equipe de desenvolvimento pronta pra assimilar o funcionamento do software e hardware, alem é claro da engenharia e dinâmica de voo do gripen.
Já a entendimentos entre a MB e SAAB para o desenvolvimento do GRIPEN naval.
Aonde tem essa notícia mais detalhada?