Por Guilherme Wiltgen
O primeiro Esquadrão de Helicóptero Anti-Submarino (HS-1), foi criado em 26 de janeiro de 1965 e ativado em 28 de maio de 1965 através do Aviso nº 0830 do Exmo. Sr. Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Paulo Bosísio.
Tem como missão principal a detecção, localização, acompanhamento e ataque a submarinos (ASW) e alvos de superfície (ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.
Além de sua missão principal, o HS-1 também pode ser utilizado em outras missões secundárias tais como: evacuação aeromédica (EVAM), busca e salvamento (SAR), humanitárias, espotagem de tiro torpédico ou de foguetes, entre outras.
Para cumprir sua missão, o HS-1 dispõe de quatro aeronaves MH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B), conhecidos como Guerreiros. Para as missões ASuW, o MH-16 utiliza o radar APS 143(V) C3 e os mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7, para as missões ASW o sonar DS 100 HELRAS e os torpedos MK 46.
Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Marcelo Rebello de Oliveira.
Aos amigos, gostaria de saber se as novas corvetas que ” serão construídas “, poderão receber para pouso e armazenamento ” Hangar “, aeronaves MH-16 Seahawk.
Sim…uma das especificações é ter como aeronave orgânica um
helicóptero do porte do MH-16.
Belíssima imagem do “32′, parabéns pelo apurado gosto.
Forte abraço.
Obrigado Terra Brasilis!
FA
Qual o melhor torpedo aerotransportado? , Para que a MB possa realizar com eficiência as missões ASW , MK 46, Sting Ray qual deles ou há um outro torpedo que poderiamos utilizar.
Eduardo,
Há dois torpedos que você não citou que merecem ser mencionados, o Mu90 e o Mk-54.
Ambos representam o que há de mais moderno em relação a torpedos leves.
O Mk-54 está substituindo o Mk-46 na USN, e muito provavelmente é compatível com nossos P-3 e Seahawks, além de poder ser lançados dos lançadores Mk-32 usados nas unidades de superfície da MB.
Orbigado Bosco fiz esta perunta pois os MK-46 já são utilizados há muitos tempo pela MB e para um cenario em que deva se desenrolar todas as faces da moderna guerra anti-subimarino a Marinha do Brasil prescissa contar com um armamento ASW moderno no estado da arte.
Há versões modernas do Mk-46 e ele ainda compõe pelo menos 70% das forças ocidentais. Ainda é um torpedo eficaz e o será por muito tempo.
A FAB e a MB está bem servidas com ele.
Obs: Creio que os Mk-46 usados nos P-3 da FAB serão da MB.
Obrigado Wiltgen.
“Para cumprir sua missão, o HS-1 dispõe de quatro aeronaves MH-16 Seahawk (Sikorsky S-70B)…”
——————-
Se não estou enganado, foram ordenados mais 4 MH-16, sendo que desta nova compra, dois chegariam ainda em 2014…
Fred,
Temos hoje dois em fabricação na Sikorsky, e quando os recebermos, vamos totalizar seis aeronaves.
FA