No dia 23 de julho, a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) lançou a segunda licitação para selecionar a empresa que ficará responsável pela reconstrução da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz, que sofreu um incêndio em fevereiro de 2012. O processo estará disponível, também, para propostas internacionais.
O Secretário da SECIRM, Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues, em coletiva de imprensa realizada, no dia 21 de julho, apresentou detalhes sobre o processo licitatório e disse que a expectativa é de que as obras sejam iniciadas no próximo verão antártico, que vai do final de 2014 até o início de 2015. O custo estimado para a construção é de cerca de US$ 110,5 milhões.
Entre as regras, as empresas terão que apresentar, além de garantia financeira, a excelência em qualificação técnica, arcando com toda a logística necessária ao bom desenvolvimento do projeto. A empresa vencedora será a de oferta mais barata.
O Almirante Silva Rodrigues falou, também, sobre as empresas interessadas. “Empresas nacionais e internacionais têm demonstrado grande interesse. As internacionais têm como vantagem aexpertise, o que não desqualifica as nacionais”, disse o Almirante, citando como exemplo o eficiente trabalho desenvolvido no desmonte da antiga Estação, realizado por brasileiros.
No dia 23 de julho, será publicado o edital da licitação no Diário Oficial da União e no site da SECIRM. A partir do dia 26 de julho, as empresas terão 45 dias para apresentar as propostas e, no dia 10 de setembro deste ano, será feita a abertura dos envelopes das empresas interessadas.
A base teria de ser num ponto mais alto, mesmo…. É muito perigoso ela estar ao nível do mar… Qualquer elevação mínima do mar….
O projeto da nova estação na Antártica ficou belíssimo, quem puder vela quando estiver pronta, com certeza vai achá-la até futurista. Eu tava olhando no google maps a localização da Comandante Ferraz, não podiam ter feito uma base mais no centro da Antártica ao invés de uma minuscula ilha?