Por Luiz Padilha
Chegaram ao Rio de Janeiro na manhã de hoje, os ilustres convidados para as comemorações do Centenário da Força de Submarinos da Marinha do Brasil.
A Marine Nationale enviou seu submarino nuclear Amethyste S605, sendo o primeiro a chegar. A Royal Navy nos brindou com seu novíssimo HMS Ambush S120 da classe Astute, a US Navy trouxe o USS Dallas SSN700 enquanto como única representante da América do Sul, a Marinha do Perú veio representada pelo BAP Pisagua S33.
Os submarinos estão atracados na Base Naval do Rio de Janeiro, onde permanecerão até o próximo fim de semana.
Na próxima semana, os submarinos deverão realizar exercícios com os submarinos brasileiros. Serão realizados execícios Sub x Sub e SARSUB, uma oportunidade impar para a Marinha do Brasil no seu aprestamento da Força de Submarinos.
Não tem mais nenhuma foto desses submarinos aqui no Brasil? Fiquei fascinado quando soube que o Dallas estava no Rio. Sempre tive vontade de ver um desses Los Angeles ao vivo. Também fiquei curioso pra ver o Ambush. Eles ficaram aonde? Na base dos subs brasileiros? Grato.
Tem sim. Mas elas vão sair na revista Tecnologia& Defesa
Obrigado Padilha.
Um grande abraço,
Cássio
Até quando os submarinos permanecerão no Rio de Janeiro? Toda a marinha está responsável por eles?
Foram embora no domingo. Ontem apenas o HMS Ambush continuava no Rio.
Verdade,vc está correto,esqueci do ende ,TUT MIR LEID,MEINEN DEUTSCH IST SCHRECKLICH,rs.
Pq 3 países mandaram submarinos nucleares,sendo que 2 só possuem desse tipo,isso não é prestígio nenhum,vj quantas participações comemorativas a MB já fez em outros países,desprestígio e falta de consideração sim,doa a quem doer.
E salvo engano FLIEGEN do alemão VOADOR.
Caro Fliegen , sem querer ser chato, me permita informar-lhe que : Fliegen em alemão é verbo voar. FLIEGENDER significa Voador , ou ” aquele que voa ” .
Abraços,
O Chile poderia ter vindo também com seus Scorpène
Poderia não é! Se tivesse mandado seu Scorpene ao Brasil, não teria ocorrido o acidente com ele. SS Carrera. Infelizmente aconteceu.
Parabéns aos homens e mulheres da MELHOR menor Força de Submarinos do mundo – assim diria o TB Saito. Vcs são realmente marinheiros até debaixo d´água.
Uma pergunta: a medalha comemorativa será posta a venda aos leigos e interessados?
Os Russos não mandaram ninguem ? estão com medo do USS Dallas ?
excelente……mandaram oque tinha de melhor……
França e Reino Unido enviaram o que eles tinham de melhor, no
caso da França eles possuem apenas uma classe de submarinos
de ataque e eles são os menores do mundo, tanto que os que
estão em construção terão quase o dobro de deslocamento.
Já os EUA, não puderam enviar um de seus novíssimos Virginias
nem mesmo um Los Angeles flight II ou flight III Improved.
Só deu para enviar o USS Dallas mesmo !
Padilha,
Será que o comandante da MB visitará o S 605? E , se o visitar, será que não ficará com vontade de nuclearizar os nossos S-Br ???
Ninguém lembrou que possuímos os temíveis torpedos Mk.48 adcap que os USA só liberam para países da OTAN!
A medalha, já mostra, a quem interessa como por exemplo aos Anglo americanos, a amazônia azul e a expansão da plataforma marítima . Deviam fazer uma especial, uma medalha um pouco maior aos membros da Otan, pra que entendam.
Apenas a marinha peruna no continente americano tem mais submarinos que nós,
são 6, porém todos mais antigos, um deles com 40 anos e por mais reformas que sejam
submetidos duvido que tenham a mesma capacidade que tinham quando
mais novos.
Das chamadas marinhas de países mais ricos, o Canadá tem 4, que viraram “piada”
devido aos inumeros problemas que passaram e passam deixando quando muito as
vezes apenas um em serviço.
Nossa força de submarinos está de parabéns e em breve será numericamente superior
a peruana também.
Desculpe a ignorancia, essa Marine Nationale seria oque? inglesa, francesa???
Marine Nationale = Marinha Nacional da França
FA
Algumas perguntas de leigo:
a) Em um exercício como este é inserido algum tipo ruído (falso som rolamento ou fricção de bucha/eixo, falso som hélice, etc.) no submarino afim de “mudar” a assinatura acústica do submarino?
b) É determinado uma distância mínima de segurança para evitar colisões dentro da raia de treinamento ou é igual ao filme “A caçada ao Outubro Vermelho”?
c) Existe torpedo de treinamento (assim como existe míssil de treinamento) ou são só sensores em sonobóias?
Nao existe almoço gratis, soh os fornecedores dos sistemas de armas do nosso programa de re-aparelhamento destacadamente o prosub e meios navais.
O nosso material humano são uns dos melhores do mundo o problema são os equipamentos antigos e poucos . É um o que acontece com nossa força de submarinos a quantidade para um pais com a costa extensa como a nossa é um vergonha tem países menores que tem mais submarinos do que nós.
Muito bonita essa medalha de comemoração. Este submarino retratado é o Scorpène ou já é o SNB Alvaro Alberto?
3 submarinos nucleares atracados no Rio de Janeiro !! Será que isso já aconteceu antes???
Ótima oportunidade de adestramento e belas fotos.
e concordo com o post ali em cima, só veio força desses países, ou será que só somos amigos deles? kkkk
Americanos, franceses, britânicos, todos com submarinos nucleares. Inclusive o melhor da força britânica. E tem gente que acha que nossa força de submarinos não está sendo prestigiada?
Não Silvio, os nossos não terão os lançadores sistema VLS, uma grande pena. Essa será uma grande oportunidade para o alto escalão da Marinha adentrar os submarinos principalmente o da classe Astute da Royal Navy e ver de perto os benefícios desse sistema e quem sabe cogitá-los para implantar em nossas futuras unidades da força de submarinos.
Ouvi dizer que os nossos sub nucleares não terão lançadores verticais de misseis, alguém sabe disso?
Silvio acesse nossa página de artigos e leia o artigo sobre nosso submarino nuclear. Lá vc poderá tirar suas dúvidas.
Abs
Beleza, vamos mostrar que apesar de submarinos diesel/elétricos, nós não devemos nada aos estrangeiros, só não podemos perder de 7.
Sinceridade,achei uma falta de prestígio e consideração com o Brasil e a MB,só 4 países mandaram representantes,e assim que somos um país amigos de todos,rs.
Caro ” Voar ” ( Fliegen ) , é prematuro afirmar que, a MB e o Brasil, estão pouco prestigiados, pelo fato de que, até agora só 4 países enviaram submarinos, para a comemoração do Centenário da Força de Submarinos da MB. Pois resta saber quantos países foram convidados! Agora , é uma demonstração de força desigual. Brasil e Perú com submarinos convencionais, e : França , Inglaterra e USA com submarinos nucleares.
A única força que eu vejo de submarinos é estrangeiros porque a nossa ainda está a desejar com a construção dos SCORPENE e o nuclear vai melhorar mais enquanto eles não vem a nossa força é muito fraquinha.
Mauricio vc precisa se inteirar mais sobre a nossa força. Ela de fraquinha não tem nada. Talvez em quantidade, mas em eficiência, não deve nada as outras forças.
Padilha
Mortais comuns terão oportunidade de chegar perto?
Acho muito difícil. Até para nós está complicado. Nível de segurança muito alto. São 3 Nucleares atracados juntos.
E a Argentina? Fundos abutres podem tomar até submarinos?
Não sei. Acho que estão com baixa disponibilidade. Para fazer uma viagem ao exterior, eles necessitam de autorização do Senado. Demora muuuuito.