A Embraer Defesa e Segurança (EDS) está prestes de completar o primeiro protótipo do KC-390, cujo primeiro voo espera-se que seja realizado antes do final deste ano.
No hangar especialmente construído em Gavião Pexoto, a fuselagem do primeiro avião já foi parcialmente pintado nas cores da Força Aérea Brasileira (FAB), que é o seu principal cliente. O segundo protótipo também está na montagem final e está programado para voar logo após o primeiro.
A EDS prevê um futuro brilhante: “Nós não projetamos uma aeronave para substituir o Hércules”, disse Paulo Gastão Silva, VP do programa KC-390, “Nós projetamos uma aeronave para atender às necessidades da Força Aérea Brasileira”, completou ele. Mas o programa já conquistou seu nicho entre as versões com fuselagem curta e longa do C-130 Hercules.
O Brasil está comprometido com o KC-390 desde 2010, e a primeira entrega está programada para o segundo semestre de 2016. Hoje existe intenções de compra pela Argentina (6), Chile (6), Colômbia (12), República Checa (2) e Portugal (6). A Força Aérea Argentina (FAA), a empresa tcheca Aero Vodochody e a OGMA, de Portugal, são os principais parceiros industriais no programa.
No entanto, o KC-390, inevitavelmente traz comparações, e a Embraer é rápida em apontar os sistemas modernos que a aeronave incorpora e os seus benefícios de desempenho. A aeronave possui alcance de 1.380 milhas náuticas com sua carga máxima padrão, de 23 toneladas, podendo aumentar para 4.640 milhas náuticas com o uso de dois tanques internos.
Ops…hangar.
Serão muito bem vindos!! Espero que o governo e a força destine os recurdos ideais para manter estes pássaros em ordem e em plena disponibilidade operacional. E não servindo de puleiro jogados em algum angar.
Uma pergunta aos amigos, geralmente a ” PINTURA ” não é a última coisa a ser feita quando da montagem de uma aeronave ? Mais ainda a meu ver, por se tratar do primeiro protótipo do KC-390, ou estou errado ?
Na maioria das fotos de linha de montagem as aeronaves estão cobertas por tinta zarcão amarela, também achei digamos inovadora essa etapa da montagem do KC-390
Fiquei impressionado com quantidade de 12 aparelhos pedidos pela Colombia!!! Estão certos eles, garantindo completa mobilidade de vários meios em seu território. 12 aeronaves KC390 cobrem muito bem o que os colombianos vão precisar deles! A FAB agora tem uma aeronave deste tipo de respeito!!
Estou ansioso para ver a versão do KC-390 REVO fazendo seu serviço simultaneamente no GRIPEN NG e o F-5EM, será uma imagem de encher os olhos !
A própria Embraer monta toda a fuselagem das aeronaves que fabrica !
Creio eu, que a Boeing terceriza essa função, visto naquele acidente do dia 06/07/2014, com o trem da BNSF Railway, com 19 vagões, que transportava componentes para a Boeing, que descarrilhou nas proximidades da cidade de Superior, em Montana (EUA).
A fuselagem traseira veio de Portugal
a empresa portuguesa é da Embraer.
E sobre a versão civil alongada com até 40 metros para os Correios, alguém tem notícias?
É verdade que sem os equipamentos militares de defesa e com a maior dimensão, será capaz de transportar até 27 toneladas?
O meu comentário não é duplicado e eu não disse isso.
Bom trabalho, Embraer!
E sobre a versão civil alongada com até 40 metros para os Correios, alguém tem notícias?
É verdade que sem os equipamentos militares de defesa e com a maior dimensão, será capaz de transportar até 27 toneladas?
Bom trabalho, Embraer!
Maravilha, cada dia mais perto!!
Obs: Concordo com o Germano, tambem nao gosto dessa camuflagem, na verdade odeio, kkk. Essa combinacao de verde e cinza eh usada nos Super Linx da marinha inglesa e ja vi fotos dela em caças russoes e nao adianta, nao fica bem…
Que esse projeto gigantesco continue a tomar forma!
Maravilha! Eu , particularmente, não gosto muito dessa camuflagem da FAB…preferiria que a aeronave fosse apenas da cor cinza.
queria ver uma foto frontal do bixinho!!!
Vai ter muito Argentino chorando, por não tê-lo em sua Força Aérea.
“A Força Aérea Argentina (FAA), a empresa tcheca Aero Vodochody e a OGMA, de Portugal, são os principais parceiros industriais no programa.”
A Argentina está entre os primeiros países com intenções de compra do KC-390, 6 aeronaves…
A própria matéria informa isto.
Caro, eu sinceramente duvido. Fornecem algumas partes e tal. Mas nunca irão comprar o 390.
E corrigindo, o parceiro é a empresa Fadea. Não a FAA.