Por Guilherme Wiltgen
A Saab está apresentando no seu stand na Farnborough International Airshow (FIA2014), que acontece na Inglaterra até o próximo dia 20 de julho, o mockup do Gripen E.
O Gripen E está utilizando um esquema de pintura com uma camuflagem digital pixelizada, falso canopy e armado com 5 mísseis Meteor.
Dentre as vária delegações que foram ver o Gripen E, destaque para a apresentação do vencedor do F-X2 à delegação da Força Aérea Brasileira, feita pelo piloto da Saab Richard Ljungberg.
O piloto brasileiro deve ter tido esse pensamento agora sim vamos voar num caça de verdade.
Trata-se de um vislumbre do salto operacional que a FAB dará em breve!
O Meteor é um míssil de encher os olhos e CARÍSSIMO, mas, talvez fosse mais vantajoso ajudar a BRIC África do Sul a desenvolver o mais modesto Marlin e termos TOTAL autonomia em termos de sistema de armas.
Essa camuflagem “quadradinha” aí é muito esquisita, sou mais a camuflagem da FAB mesmo!
Topol-M.
Essa camuflagem em pixel tem como objetivo distorcer a visão, gerando efeitos de profundidade variável ou tridimensionais. Pode reduzir a possibilidade de detecção visual de uma forma humana em cerca de 40% a uns 200 metros.
Sim RR mas o preço pago por essa pequena vantagem é grande demais tendo em vista a feiura da mesma !
Se alguém dispensa 40% de encobrimento só pra ficar bonito, então não tem o menor senso do que é um armamento.
Em sua imaginação a camuflagem fará alguma diferença frente a um radar AESA como o do SU-35 com 300 km de alcance e de mísseis Beyoun Visual Range como o AIM-120? Ou você acha que estamos nos anos 50 e o Gripen vai entrar em combate dog-fight com o inimigo usando só o canhão? Talvez aí valeria a pena…Ou talvez que o Gripen voe tão baixo para bombardear um alvo que o operador do canhão antiaéreo manual de sua imaginação irá confundi-lo por conta da camuflagem quadradinha? Por favor colega me poupe.
Se a pintura de pixels fosse parte integrante de uma configuração stealth sob a fuselagem com materiais RAM (Radar Absorvent Materials) injetados e configuração aerodinamica para o fim de furtividade real aí sim faria sentido. Pense com sua cabeça, não com a dos outros.
Este senhores, é o Gripen navalizado pela Saab como opção aos países do Brics como Índia e Brasil, que possuem convôos de pequeno porte.
Não Marcelo!
Este é o Gripen E, que foi selecionado pela FAB no F-X2.
A versão naval será o Sea Gripen.
FA
E, (chute meu) a bequilha da versão naval terá dois pneus e entre eles a barra de lançamento por catapulta.
Já passamos da metade do ano para chegar dezembro é um pulo vamos ver se esse contrato sai.
Como é feito um mockup? Eles costumam ser feito do mesmo material do próprio caça, dentro dele tem todos os sistemas, painéis digitais?Um mockup pode ser comparado a um caça sem motor ou ele realmente tem menos do que imaginamos?