Santa Maria (RS) – O Comando da 3ª Divisão de Exército recebeu, no dia 24 de abril, uma viatura caminhão Posto de Comando equipado e em condições de atender às demandas operacionais da Divisão Encouraçada. A viatura será distribuída ao 1º Batalhão de Comunicações, com sede na Guarnição de Santo Ângelo, que conta com os meios, pessoal e material, para manter e operar os recursos tecnológicos da estrutura recebida.
A viatura é uma unidade móvel de telecomunicação e aplicação tática, fabricada por empresa especializada no ramo e destinada ao atendimento das necessidades de um posto de comando. Possui gerador de 12 KVA, que garante uma autonomia de 10 dias em pleno funcionamento, além de permitir, quando necessário, a conexão a fonte de energia local.
A unidade tem capacidade para 20 pessoas e o sistema utilizado permite acesso à rede SISCOMIS (Sistema de Comunicações Militares por Satélite), o que possibilita o funcionamento dos equipamentos disponíveis em qualquer local, nos ambientes urbano ou rural.
COLABOROU: Fred
Me incomoda o uso de windows em áreas da defesa, pela vulneralibidade não era melhor usar o linux? O Brasil tem alguns dos maiores hackers mundiais. Não era o caso deles participarem desse processo?
O interessante e á modularidade do sistema, sobre uma mesma plataforma, podem ser montados sistemas específicos para diferentes missões.
Vídeo sobre uma outra versão, a “Cabine de Comando e Controle do Comando de Operações Especiais”:
https://www.youtube.com/watch?v=FcL6CbU0sjU
Quando o nosso satélite tiver pronto que DEUS o ouça vai melhorar bastante as decisões entre as forças armadas diminuindo bastante o tempo para tomar as decisões.
Boa aquisição!!
Muito bom! Mas precisava ser branco?? Oque custava pintar o veículo na fábrica?
Também questionei a cor,
más provavelmente o branco foi escolhido para manter os sistemas eletrônicos da unidade o mais refrigerados possível. Este baús tem uma área de absorção solar muito grande e o branco é a cor que mais reflete a luz e o calor do sol…