Brasília – Foi apresentada ao Comandante do Exército, em 25 de junho, a aeronave AS 365 K2 – Super Pantera.
Essa aeronave é o resultado do processo de modernização, ora em curso, da aeronave AS 365 K – Pantera, por meio de contrato firmado entre o Comando Logístico/Diretoria de Material de Aviação do Exército e a empresa Helibras SA.
A passagem desse helicóptero por Brasília teve por objetivo atender ao programa de Avaliação Técnico-Operacional, programa que tem a finalidade de avaliar a aeronave tecnicamente quanto ao desempenho estabelecido em contrato e a seu desempenho operacional.
Comparando-a com o modelo anterior, já foi comprovado um aumento de 400 kg na carga paga na operação em área restrita (de 3.900 kg para 4.300 kg), maior velocidade (260 km/h contra 220 km/h) e alcance (660 km contra 550 km), proporcionando, assim, ganhos efetivos para a Força Terrestre.
FONTE: EB
Li que a modernização custou US$ 8,5 milhões por unidade. Daí a pergunta se não teria sido melhor a compra de unidades novas que fiz anteriormente.
Essa modernização é para lá de não sei das quantas.
O mal de nossas forças armadas é a sub-utilização de nossos meios! Vide o AMX que ficou por anos sem poder usar os trilhos para mísseis ar-ar, só podendo, hipoteticamente, se defender com seus canhões. Uma lástima!
Poder-se-ia usar este aumento de carga paga para armar melhor este modelo, proporcionando um possível apoio aéreo cerrado deste para com a tropa em terra, com foguetes, canhões ou mísseis! O mesmo poderíamos aplicar aos HM-4 Super Puma, HM-3 Black Hawk, no EB, H-36 e H-60 na FAB e UH-14 e UH-15 na MB.
O programa de modernização vai ficar mais barato do que a compra de modelos 0 KM?
Muito bom para o Exécito , e como ficaria a configuração armada , alguém sabe de algo.
Só uma pergunta, isso é só offset da Helibrás no HX?
Aproveito o espaço para dar parabéns à equipe do DAN, sou frequentador diário do site, um leigo entusiasta de equipamentos militares. Quanto à reportagem, qual o milagre? Aumentar autonomia, velocidade e payload da aeronave exige mudanças significativas na propulsão, o que foi feito?
dizem que trocaram o motor.