Com o início da Copa do Mundo FIFA 2014, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, intensificou suas ações para garantir a segurança da área marítima no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os navios empregados realizam, diariamente, abordagens e inspeções às embarcações que navegam na orla das cidades.
Com foco nas delegações, a Marinha realiza a Segurança Marítima das áreas próximas aos hotéis onde serão hospedadas, bem como nos locais de treinamento localizados próximo à orla.
A Força Naval Componente empregará nessa área, durante a Copa do Mundo, aproximadamente 24 embarcações e 3000 militares, direta e indiretamente envolvidos, trabalhando de forma integrada ao Centro de Coordenação de Defesa de Área / Rio de Janeiro (CCDA/RJ). Durante esse período, a Marinha do Brasil manterá navios na orla do Rio de Janeiro e, nos dias de jogos no Maracanã, as ações serão ainda mais intensificadas.
Todas as embarcações irregulares abordadas pelos Grupos de Visita e Inspeção (GVI) poderão ser escoltadas até a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro ou Capitania dos Portos do Espírito Santo, para uma possível autuação. Essas missões serão realizadas com apoio de outros órgãos e agências de segurança.
FONTE: 1ºDN