A convite da marinha sul-africana, a 16ª frota de navios de escolta da marinha chinesa vai visitar o porto da Cidade do Cabo entre os dias 17 e 20 de junho.
A visita da frota de navios de escolta da marinha chinesa à África do Sul será a última escala no programa de viagem pelos oito países africanos. Esta também é a segunda visita da frota de navios de escolta do país asiático ao território sul-africano. Os navios chineses serão abertos ao público local na tarde do dia 17 e na manhã do dia 18.
O embaixador chinês na África do Sul, Tian Xuejun, afirmou ontem (15) que esta visita da marinha chinesa ao país africano demonstra as confianças políticas mútuas entre dois lados e reflete o desenvolvimento das cooperações das marinhas dos dois países.
O embaixador ainda acrescentou que, atualmente, a China é um país que fornece a maior quantidade de recursos humanos ao continente africano, na manutenção da paz entre os cinco países-membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o governo chinês ainda ofereceu ajuda em vários aspectos para apoiar manutenção de paz das organização regionais africanas, incluindo recursos materiais, capital, tecnologia e equipamentos.
FOTO: Ilustrativa
Ambos países membros do BRICS, a China está tentando aumentar sua influencia na Africa estreitando suas relações com a Africa do Sul, país mais desenvolvido do continente
Foi detectado avanço chinês na África a pelo menos oito anos.
Nesse caso os dois países são Brics, recentemente ocorreu manobras da Marinha brasileira e a Marinha chinesa , eles avançarão cada vez mais, o recado é simples- querem garantir o corredor energético e commodities no Atlântico Sul.