No último dia 7 de junho, a fragata NRP Vasco da Gama integrou a força tarefa da EUROMARFOR, tendo para este efeito realizado uma escala na Base Naval de Rota (Espanha). A cerimónia de ativação desta força ocorreu a bordo da fragata espanhola Santa Maria e foi presidida pelo comandante da EUROMARFOR, vice-almirante D. Santiago Bolíbar Piñeiro.
No dia 8 de junho, a força, constituída pelas fragatas Vasco da Gama, Santa Maria (Espanha) e Montcalm (França), suspenderam da Base Naval de Rota e iniciaram o trânsito para Casablanca (Marrocos), tendo atracado na manhã de 9 de junho, para participar do MULTICOOPERATIVE EXERCISE 14 (MCE14), com a Marinha Real Marroquina.
Após a chegada a Casablanca, o Comandante da Força Tarefa e os Comandantes dos navios apresentaram cumprimentos às autoridades locais. Neste dia ocorreram também reuniões setoriais que visaram a preparação e o planejamento de todos os exercícios previstos para a força realizar durante o MCE14.
Até dia 11 de junho ocorreu a fase terrestre deste exercício, com a realização de séries de apoio a um navio sinistrado (STRICKEN VESSEL) e treinos de abordagem a navios, que irão ser, posteriormente, replicadas durante a fase marítima, que ocorreu de 11 a 13 de junho ao largo de Casablanca e que irá contar com a participação de uma unidade naval Marroquina a operar em conjunto com os navios da EUROMARFOR.
O objetivo deste exercício é a interoperabilidade entre as unidades da EUROMARFOR e a Marinha Real Marroquina em diversas áreas das operações navais como a busca e salvamento marítimo, a segurança marítima, comunicações e manobras e evoluções, contribuindo desta forma para a melhoria da segurança e estabilidade na faixa marítima entre o sul da Europa e o Norte de África.
A fragata NRP Vasco da Gama é comandada pelo capitão-de-fragata Ricardo Freitas Braz e conta com uma tripulação de 205 homens, incluindo uma equipe de abordagem. O navio está equipado com um helicóptero orgânico Lynx Mk95.