O submarino nuclear Voronezh (K-119), da Frota do Norte russa, resgatou quatro tripulantes e um passageiro da lancha Barents-1100 no mar Branco.
Segundo um relatório do serviço de Relações Públicas da Frota do Norte, a embarcação emitiu o sinal de socorro no domingo (8 de junho) as 20:10Hs, horário local, informa que “O barco com onze metros de comprimento tentou passar por uma área de mau tempo, mas ficou a deriva sem combustível”.
O centro de resgate marítimo regional, em Arkhangelsk, despachou imediatamente dois barcos de resgate e um helicóptero Mil Mi-8, do serviço regional de resgate para ajudar a embarcação em apuros.
“No entanto, o submarino nuclear Voronezh da Frota do Norte, em uma missão de treinamento no Mar Branco, parecia ser a embarcação mais próxima da zona de perigo. O submarino nuclear chegou até a lancha e resgatou a sua tripulação por volta das 8:50hs da manhã”, continua o relatório da Frota do Norte, passando a informação do comandante do submarino russo, que confirmou que os marinheiros da lancha estavam em boas condições de saúde.
Os marinheiros resgatados ficaram a bordo do Voronezh, enquanto a lancha era levada para alto-mar pelo mar agitado. As embarcações estavam viajando para Severodvinsk, juntamente com a corveta antissubmarino Onega (MPK-7), que também foi enviada para o local de resgate.
Posteriormente, os marinheiros foram transferidos em segurança para o continente.
Parece ser um Antey projeto 949, do mesmo tipo do famoso Kursk que afundou nas águas geladas. Ele está armado com mísseis Granit (550 km / 500 kt ) e sua função principal durante a guerra fria era simplesmente obliterar por completo uma força tarefa americana com mísseis nucleares
e a lancha, foi abandonada ou foi rebocada? e se foi, por quem ?
Luiz Gabriel, sua resposta está no texto!
Abs,
Parece até uma baleia no mar rsrs
Certamente o Sub Nuke veio já emergido a uma boa distância deles certo. Não foi o caso de emergir logo ali ao lado né? ou também sei lá… estava em treinamento mas nem submerso estava, vai saber!
Com certeza Kobaunsk ele não emergiu próximo a embarcação e se aproximou navegando já na superfície.
Abs,
A diferença de tamanho é impressionante, a “lanchinha” de 11 metros parece um brinquedo.
Que inveja desses caras com um senhor nuke desses…
Isto sim é um resgate em alto estilo!
Naufragar naquelas águas geladas é fatal, em alguns minutos o sujeito já está caminhando para uma hipotermia letal…