O Exército Brasileiro receberá as primeiras nove viaturas ASTROS versão MK-6 do Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020 (PEE ASTROS 2020).
As viaturas serão entregues ao 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes, sediado no Campo de Instrução de Formosa, Goiás. Esta entrega inicial consiste de uma Bateria de Mísseis e Foguetes ASTROS MK-6 que proporcionará nova capacidade de apoio de fogo à Força Terrestre, haja vista sua maior precisão e alcance de 300km.
O Projeto ASTROS 2020 tem por objetivo a modernização das viaturas do atual 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes, o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro, o desenvolvimento do Foguete Guiado e a implantação do Forte Santa Bárbara, em Formosa/GO. Serão entregues as seguintes viaturas: Viatura Lançadora Múltipla Universal (AV-LMU) – 06 unidades; Viatura Remuniciadora (AV-RMD) – 01 unidade; Viatura Posto de Comando e Controle (AV-PCC) – 01 unidade e Viatura Posto Meteorológico (AV-MET) – 01 unidade.
A empresa AVIBRAS AEROESPACIAL, fabricante do sistema, é uma empresa estratégica de defesa genuinamente nacional, sediada em São José dos Campos/SP e constitui-se na principal integradora do PEE ASTROS 2020.
O evento deverá contar com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Enzo Martins Peri, além de outras autoridades civis e militares.
Acredito que uma parceria Avibras e Brictanit seria ideal.
Bem que o exército poderia adotar o projeto FT-X1 da Flight Technologies que inclusive foi testado no ARP-E da Marinha, para trabalhar em conjunto com as baterias Astros 2020 com a função de designação e localização de alvos
O VW Constelletion provavelmente deve ser livre de restrições até porque é inteiramente nacional, mesmo sendo propriedade da MAN/Volkswagen…
VW constelletion = VW = Alemanha = embargo.
Só se a Avibras for idiota em adotar esse chassi.
Vocês já viram a versão militar do caminhão VW Constellation? Digam se não é perfeita para usar como plataforma do Sistema Astros e assim acabar com a dependência de importação de plataformas e chassis alemães e tchecos. Espero que a AVIBRAS não descuide e perca essa ótima oportunidade de fazer desse grande produto, 100% NACIONAL.
BRASIL!
Quando se lê no texto “…haja vista sua maior precisão e alcance de 300km.” é uma referência a viatura armada com o míssil MTC-300 ?
é uma nova remessa ou a mesma noticiada tempos atras ?
Notícia maravilhosa…. é muito bom ver esta renovação…. não é a ideal, mas é boa!