Os detalhes do submarino chinês type 039B, que será vendido ao Paquistão neste ano, foram revelados pela Kanwa Information Center, relata Huanqiu, o site do tabloide nacionalista da China Global Times .
A Marinha do Paquistão teria exigido que a China instalasse sistemas de propulsão independente de ar -AIP, nos submarinos que escolheu e a transferência dessas tecnologias relacionadas, a fim de montar os submarinos em Karachi, a maior cidade do Paquistão.
A China apresentou propostas para seu submarino type S20P, que é uma outra versão do tipo 039B que o país constrói para exportação. O Paquistão espera comprar seis submarinos e para obter capacidades mais fortes de combate à submarinos, juntamente com seus três submarinos existentes da classe Agosta 90B. Atualmente, PLA Navy da China tem nove submarinos do tipo 039B em serviço.
O tipo 039B submarino possui 66m de comprimento e 8,2 m de altura, podendo mergulhar a uma profundidade de 300 metros e tem 1.850 toneladas de deslocamento acima da água e 2.200 toneladas subaquáticas. Sua velocidade máxima chega a 18 nós e sua autonomia é de até 8.000 milhas náuticas a 16 nós. O submarino possui casco duplo e é altamente automatizado, requerendo apenas 38 tripulantes. O submarino está também equipado com um hélice de sete pás de curva avançado e um leme em forma de X . Ele carrega 83 mísseis Yingji anti-navio, que têm um alcance de ataque de 180 quilômetros.
O sonar e radar instalado no submarino também são “state-of -the-art” , mas os detalhes não foram revelados. O relatório da Kanwa diz que a Marinha do Paquistão pode pedir a China para integrar o seu míssil de cruzeiro Babur, que pode ser lançado debaixo d’água e tem um alcance de ataque de 500 quilômetros. O relatório também disse que os submarinos 039B foram produzidas em Xangai e Wuhan . O primeiro deles é que deve ser transferido para o Paquistão , enquanto o restante deles serão montados no país.
FONTE: China Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Nos precisamos é de um submarino com potencial de disparo de misseis verticais, e criar-mos misseis tanto de cruzeiro como anti navios/anti-aereo, ou nos padrões tomawalk (acho que é assim que escreve rsrs)
Acho que já passou da hora de fazer-mos nossos mísseis de cruzeiro para serem lançados dos nossos futuros Subs. A Avibrás só precisa de incentivo$ para conseguir fazer um míssil de 500km+. Belos submarinos.
Concordo, não sei o que nossos governantes estão esperando, acho que estão esperando a ameaça bater a nossa porta para depois correr atrás do prejuízo, mas aí será tarde demais. Eu acredito que as empresas nacionais podem fazê-lo, só precisam de financiamento ($) e garantia de pedidos.