SEATTLE – A Boeing entregou a quarta aeronaves de patrulha marítima P-8I para a Índia, dentro do cronograma, cumprindo a metade de um contrato para oito aeronaves.
A aeronave partiu de Boeing Field em Seattle e chegou à Naval Air Station Rajali, onde se juntou a três outros P-8I que estão atualmente passando por avaliação operacional.
“Este é um marco importante, pois é a metade das entregas do P-8I para a Índia”, disse Dennis Swanson, vice-presidente BDS na Índia. “O sucesso do programa no ano passado é realmente uma prova do grande trabalho entre a Boeing, a Marinha da Índia e a indústria.”
Baseado no 737 Next-Generation, avião comercial da empresa, o P-8I é a variante da Marinha indiana do P-8A Poseidon, que a Boeing desenvolveu para a Marinha os EUA.
“A Marinha indiana está colocando seus três primeiros P-8I em operação, e agora o quarto P-8I entregue, vai começar os testes de vôo nos próximos meses”, disse Leland Wight, gerente do programa P-8I.
O P-8I incorpora não só características de design únicas para a Índia, mas também subsistemas construídos localmente que são adaptados às necessidades do país para patrulha marítima. A fim de projetar e construir de forma eficiente o P-8I e o P-8A, a equipe liderada pelo Boeing está usando um processo de first-in-indústry, em linha de produção que se baseia em Next-Generation 737 sistema de produção da empresa.
O P-8I apresenta um sistema de arquitetura aberta, tecnologias de sensores e avançadas para visualização, e uma base mundial de fornecedores, peças e equipamentos de apoio. Aeronaves P-8I são construídas pela Boeing, CFM International, Northrop Grumman, Raytheon, Spirit AeroSystems, BAE Systems e GE Aviation.
FONTE: Boeing
O P3 pode levar 4 tb.
O P8 em relação aos nossos P3 tem maior velocidade, atinge maior altitude (41000 pés), tem um melhor radar (Raytheon AN/APY-10) e maior autonomia e para completar carregará quatro Harpoon ao invés de dois, ou seja, é o top de linha.