O porta-aviões descomissionado USS Saratoga, se dirigiu para o ferro-velho no Texas, depois que a Marinha americana pagou 1 centavo pelo seu desmanche.
O porta aviões de 81.101 toneladas que uma vez bloqueou navios soviéticos durante a Crise dos Mísseis de Cuba será desmanchado para reciclagem.
O Saratoga irá para Brownsville, Texas, no final deste ano para ser desmanchado pela empresa ESCO Marine Naval Sea Systems Command, disse a Marinha em um comunicado de imprensa.
O Saratoga é o segundo de três porta aviões convencionais destinados a abate. O All Metals Star recebeu o Forrestal no início deste ano, também por um centavo. Um terceiro contrato está pendente para o Constellation, com a International Ltd.
O pagamento de um centavo é o valor mais baixo que a Marinha pode oferecer para a empresa comprar o navio. A ESCO Marine vai lucrar com a venda da sucata.
O porta aviões, o sexta Saratoga na história dos EUA, foi descomissionado em 1994, após 38 anos de serviço. Apesar das tentativas de transformá-lo em um museu, a Marinha decidiu em 2010 que nenhum das opções eram viáveis para coloca-lo em uma exibição pública.
Além de seu papel central no 1962 na Crise dos Mísseis Cubanos, o “Super Sara”, também foi envolvido em um ataque aéreo contra a Líbia 1986.
O navio seguirá para o Texas neste verão a partir da Estação Naval de Newport, Rhode Island.
FONTE: Navytimes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Pelo menos vai ter um destino final mais glorioso que será a reciclagem, o seu material sera novamente aproveitado agora para vários outros fins.
O Ex CV 59 USS Forrestal também está lá.
Deverá seguir o CV 60 USS Saratoga.
Em Bremerton WA , ainda se encontram o Ex CV 64 USS Constelation, o Ex CV 62 USS Independence e o Ex CV 61 USS Ranger, que foram porta avioes relevantes na suas épocas…
Na costa leste ainda temos o Ex CV 67 USS John F. Kennedy na Philadelphia e o Ex CVN 65 Enterprise ” BIG E” ainda em Norfolk…
dou 10 centavos por ele 😀
Até pouco anos atrás um notícia dessa provocava um frenesi geral nos blogs de defesa , tipo :
“esse caia muito bem na MB ”
“poderíamos ter arrematado”
“perdemos uma compra de oportunidade”
Cruz credo, graças a Deus essa febre passou … mas alguém pode ter recaída…
É verdade stadeu!!!!! Um PA desse é muuuuuuuito caro de operar, nem acho que a tecnologia é obsoleta, comparando com o Brasil acho que estamos iguais, mas não temos a mínima condição de operar uma máquina de guerra dessas, até mesmo os EUA não iriam nos ajudar, já que na ONU votamos sempre pela Abstenção, mesmo diante de crimes e guerras sujas o Brasil sempre se abstêm, um amigo assim os EUA não querem.
Ora pois irmão!!!
E se fizer iguais aos chinas e os indis, que compraram e refizeram, recauchutaram, returbinaram, reaparelharam etc……. hahahaha….
Aff… só a gente se benzendo mesmo pra essas coisas não voltarem a ocorrer por aqui!
Obs.: não estou reclamando e não reclamo do nosso A-12.
Será q não sobra uns turbo-geradores?
Coisa velha sergio, sem segurança, baixa eficiencia, claro que se comparado a turbo-geradores modernos, se comparar com a casa de força do A12 deve ser a mesma coisa, ultrapassado.