WASHINGTON – A Marinha dos EUA selecionou oficialmente a Sikorsky para desenvolver a próxima geração de helicópteros presidenciais.
O contrato de US $ 1,2 bilhão, abrange a fase de engenharia e desenvolvimento de produção do programa de substituição de helicóptero presidencial. A fase EMD prevê a aquisição de seis aeronaves de teste e dois simuladores, com data de conclusão para outubro 2020.
A Sikorsky planeja entregar 21 aeronaves para a Marinha em 2023, e 42 milhões dólares para o ano fiscal 2014 estão sendo concedidos para iniciar o programa imediatamente.
O VH-92, será uma versão modificada do modelo S-92, e também contará com o trabalho da Lockheed Martin. A fabricação será realizada na Sikorsky em Stratford, Connecticut, embora as instalações em Owego, New York, e Coatesville, Pensilvânia, também terão participação.
A Sikorsky foi o único candidato no programa, embora a Marinha tenha convidado para o contrato (concorrência), as equipes da Northrop Grumman-AgustaWestland e Bell-Boeing, que recusaram a oferta, depois de estudar os requisitos.
O transporte do presidente é realizado atualmente pelo Sikorsky VH-3D e VH-60N, algo que a empresa observou.
“Estamos honrados com esta notícia e pelo voto de confiança na equipe e na plataforma Sikorsky S-92”, disse o Presidente da Sikorsky Mick Maurer em um comunicado da empresa.
“Por 57 anos, a nossa empresa tem tido a responsabilidade crítica de construir e apoiar uma frota de helicópteros seguros e confiáveis para o presidente dos Estados Unidos. Estamos orgulhosos do nosso registro e o futuro brilhante para a nossa empresa. Estamos prontos para entregar o próximo Marine One, o mais avançado do mundo executivo helicóptero de transporte. “
Um porta-voz da Marinha não retornar imediatamente um pedido de comentário.
A Marinha tem tentado adjudicar o contrato para o helicóptero presidencial, formalmente conhecido como VXX, desde meados da década de 2000. A Sikorsky perdeu o contrato com uma equipe de Lockheed e AgustaWestland em 2005, antes que novos requisitos levassem ao aumento dos custos e o eventual cancelamento do contrato em 2009. Depois de algum atraso, a nova competição teve início em novembro de 2012.
FONTE: DefenseNews
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval