Na FAB, o C-295 recebe a designação C-105A Amazonas, e a versão SAR tem a designação SC-105. Segundo informações, essas três novas aeronaves irão para a base aérea de Campo Grande (2º/10ºGAV Esquadrão Pelicano).
Esperamos que o modelo adquirido venha com os mesmos equipamentos usados em outros países.
COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 1/2014
No Processo: 67701.012460/2008-
Autoridade Solicitante: Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito.
Contratada: EADS CONSTRUCCIONES AERONÁUTICAS S.A. SOCIEDAD UNIPERSONAL.
Justificativa: Manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico da aeronave.
Valor: C= 186.765.476,00 (cento e oitenta e seis milhões, setecentos e sessenta e cinco mil e quatrocentos e setenta e seis euros)
Amparo Legal: Inciso XIX do art. 24, da Lei nº 8.666/93.
Excelente aquisição. Uma ótima aeronave!! Parabéns FAB.
Jr,
NA FAB, SC 295 pelo menos na fuselagem,difere do C 295.
OS SC 295 tem 2 janelas em forma de bolha para facilitar a visão em caso de busca.Isto parece ter vindo de fábrica e não é uma adaptação.
Estão dizendo por ai que além das três aeronaves que são modelos exclusivos SAR portanto, naturalmente mais caras o pacote incluiria a logística, manutenção e um outro SIMULADOR igual ou parecido com o que a FAB já tem do C-295. As três aeronaves viriam completas portanto, diferente das aeronaves que temos que são meros C-295 adaptados as funções de SAR. Se o que estão dizendo por ai for verdade ai sim faria sentido esse preço de quase 187 milhões de euros.
Vamos aguardar para ver se isso se confirma.
Também havia escutado de 12 + 8, mas não sei se vingou. Mas quantos são exclusivos SAR agora? 6?
A FAB comprou 12 aeronaves,e depois foi noticiado que compraria mais 8.
Estes 8 se concretizaram ou foi reduzida para 3 unidades?
E porque viriam com equipamentos diferentes de outros países?
Nós temos que levantar as mãos para o céu que foi 3 novos aviões não foi sucata reformada mesmo com o preço caro mais pelo menos aos poucos estamos deixando essa mania de comprar aviões usados até o osso de outros países. Tem que bater 3 vezes na madeira
Uma coisa não entendo. Estes aviões foram comprados para substituir os Buffalos. Segundo falam são frágeis para substituição direta e a melhor escolha técnica seria o Spartan. Agora em busca de padronização se compra mais três? É uma matemática que não fecha.
Outra coisa, os novos três vão vir com os winglets? Valeria a pena instalar nas outras aeronaves?
O Alenia C-27J Spartan é ainda mais caro, maior, mais pesado e no entanto seu alcance e capacidade de carga são pouca coisa superiores ao C-295, o que torna o nosso Amazonas mais viável. Como a FAB já contava com uma frota de 12 aviões não faria sentido comprar agora o Spartan e ter que criar toda uma logística para eles, agora esse preço aí, pelamordedeus, encontrei fontes que citam valores bem menores…
Não seria comprar o Spartan agora, falo que teoricamente deveria ser uma melhor escolha técnica frente ao C-295 lá atrás considerando a rusticidade do velho Buffalo. Hoje, portanto faz sentido manter a cadeia logística.
Só nos resta lembrar do espetacular vídeo do Spartan no Farnborough Airshow …
Será que não está incluída na nova aquisição o preço de instalação dos winglets para as 12 unidades já adquiridas ?
Aí sim se justificaria este preço salgado…
Só uma pergunta, perdoem a minha ignorância, mas um esquadrão de busca e salvamento marítimo não deveria estar baseado mais próximo ao nosso litoral? Ou a opção de deixá-lo estacionado e m Campo Grande/MS, bem no meio do continente, foi estratégica para obter ganho de alcance ao realizar missões de patrulhamento de SAR no Pacífico Sul sobrevoando o território da Bolívia e do Chile ?
Salvamento e resgate não quer dizer salvamento marítimo. O avião pode realizar em ambos os cenários.
Está batendo a impaciência e não vão nem esperar chegar o KC, mas tudo bem, excelente aquisição, e SAR é SAR meu velho.
R$578.786.210,12 aproximadamente na cotação de hoje. Cerca de R$ 192.928.367,08 por aeronave, mas esse valor não é só do avião, com certeza está incluso ai logística, manutenção e sobressalentes. Pelo menos espero que seja, porque esse valor é salgado!
Por esse preço é melhor que esses C-105, estejam bem rechiados com equipamentos de ultima geração, mas mesmo assim me parece muito caro.
Agora a FAB vai contar com 15 aviões C-105.
Opa, boa notícia! Somados aos já existentes na FAB, quantos C-105 temos ao todo?
Três aeronaves por 186 milhões de euros????????????
Essa conta não ficou meio salgada não?