No período de 25 a 27 de março de 2014, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) organizou, na cidade de Búzios-RJ, a 66ª reunião do Comitê de Apoio Multilateral de Operadores da Aeronave Lynx (MLSC – Multilateral Lynx Support Comitte).
O MLSC é composto por membros de 10 países: África do Sul (Mk64), Alemanha (Mk88A), Brasil (Mk21A), Coréia do Sul (Mk99/99A), Dinamarca (Mk90B), França (Mk4), Holanda (Mk81), Noruega (Mk86), Portugal (Mk95) e Reino Unido (Mk7/8) e as reuniões são realizadas, em caráter de rodízio, em todos os países participantes.
O MLSC tem o propósito de discutir e apresentar soluções para problemas de natureza técnica e logística enfrentados pelos países que operam essa aeronave, bem como ampliar o intercâmbio de experiência nos campos operativo e de segurança de voo.
As dificuldades, de cada país ou coletivas, são apresentadas aos fabricantes da aeronave e do motor como uma demanda do conjunto de operadores. O Brasil é membro permanente do Comitê desde de agosto de 2005 quando houve a assinatura do Memorando de Entendimento pelo Ministério da Defesa, mas já participava das reuniões, inicialmente como observador, desde 1997.
A participação da Marinha do Brasil nesse foro trouxe grandes benefícios à operação das aeronaves Super Lynx, tendo em vista que o compartilhamento de conhecimentos técnicos e a discussão dos aspectos logísticos que refletiram na disponibilidade da frota em âmbito mundial, proporcionando economia de recursos e colaborando para estudos realizados pelas Nações participantes de forma a maximizar e otimizar o emprego da aeronave.
NOTA DO EDITOR: Foi durante um MLSC que ocorreram os entendimentos entre a Marinha do Brasil e a Marinha Alemã para que o DAE da Fragata União ampliasse consideravelmente o poder combatente da aeronave AH-11A Super Lynx, durante a Operação LÍBANO I, com o recebimento, instalação e operação da Metralhadora FN HERSTAL M3M calibre 0.50 pol.
Interessante Wiltgen, apesar de não ser muito usual mas sendo funcional é o que interessa, e a propósito, estética e beleza nunca foi ponto forte do Lynx mesmo !
Eu sou suspeito em falar, sou fã número 1 do Lynx! Para mim, o melhor e mais bonito helicóptero naval do mundo.
FA
Esse FLIR aí (Star safire III) não deveria ser instalado para virado para baixo? Instalado nessa posição não diminui o campo de visão do sensor ? Sem contar que ficou bem esquisito…
Topol-M,
No caso do Super Lynx, não é possível instalar na parte de baixo, devido a presença do radome do radar Seaspray.
A instalação foi feita na mesma posição do Lynx Mk8 da Royal Navy, e que se repete na sua mais nova versão, o AW159 Wildcat.
Eu fui o primeiro da imprensa especializada a voar no Super Lynx da MB com FLIR e tanto neste voo, quanto nos muitos outros que fiz posteriormente, não tivemos nenhum problema com campo de visão.
FA
O lynx busca alvo a milhas de distância no mar e não abaixo da aeronave como os da polícia.