No dia 06 de junho, um Destacamento de Mergulhadores de Combate realizou adestramento de abordagem em um navio da Transpetro, atracado no estaleiro Renave, na Baía de Guanabara (RJ). O exercício, efetuado em coordenação com uma equipe do Departamento da Polícia Federal, faz parte dos treinamentos preparatórios para as ações que serão executadas em proveito da segurança da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20.
No período de 5 a 29 de junho, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e demais órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais atuarão, coordenadamente, na cidade do Rio de Janeiro e respectiva região metropolitana, a fim de prover a segurança das delegações e Chefes de Estado e de Governo que participam da Conferência.
Ao longo da Operação, serão empregados, no mar: três Fragatas, uma Corveta, cinco Navios-Patrulha, dois Avisos de Instrução, dois Avisos de Patrulha, quatro Lanchas de Apoio ao Ensino e Patrulha e 14 embarcações pneumáticas. Além dessas embarcações, serão utilizados, pela Marinha, seis helicópteros.
Em terra, a Marinha empregará um contingente aproximado de 2.200 fuzileiros navais, que irão garantir a segurança das autoridades e delegações ao longo dos itinerários e nos locais sob responsabilidade da Força. No total, serão mobilizados 3.200 militares da Marinha.