A Força Aérea Francesa (Armée de l´Air) está enviando para a Índia quatro caças Rafale, para participarem do exercício Garuda 5, que vai ocorrer entre os dias 3 e 13 de Junho na base de Jodhpur. O grupo francês também será composto por uma aeronave de reabastecimento KC-135.
É fato que a presença do Rafale na Índia pode vir a criar um incentivo para impulsionar o programa MMRCA, que segue parado enquanto aguardam as conclusões das eleições, programadas para meados de maio. A Índia está em negociações com a Dassault para finalizar a compra de 126 caças Rafale, mas o processo entrou em um ritmo lento devido ao desejo indiano para que a maior parte das aeronaves sejam fabricadas no seu próprio país.
Durante o exercícios Garuda 5, as aeronaves francesas podem vir a enfrentar os SU-30 MK1, Mig-27 ou os Mig-21 da IAF, recriando operações de superioridade aérea, defesa, ataque e combate aéreo aproximado, possibilitando aos pilotos enfrentarem as aeronaves adversárias e as suas táticas.
Sem contar que a Dassault ainda corre um grande risco da India cancelar o programa e fechar com o PAF-FA (T-50), aí será o tiro de misericórdia na francesa. O Rafale certamente é um excelente caça mas seu preço assusta o comprador. O governo da França não fez novos pedidos e no caso da India o preço seria comparável ao do Sukhoi de 5ª geração deixando uma grande brecha para eles se manterem com os Su-30, Migs e Mirrages 2000 que eles tem por mais alguns anos e entrarem de cabeça na parceria com a Russia, assim pulando direto para um vetor de 5ª geração, após as eleições presidenciais da India que terminam agora em Maio saberemos o desfecho, ou que vai fechar serão as portas da Dassault. Au Revoir !!!
É mais f´pacil a india ir de F35 doque PAKFA nesssa concorrência. Ou até de F18 ou Typhoon. O T50 é caça pesado de air-superiority, eles querem um caça médio, ele é caça pesado, no mesmo nível dos Su30 que eles tem. Se forem de 5G, vão de Lockheed….
Marcelo, com todo repeito mas disso eu duvido ! Saiba que a Índia já está na parceria de desenvolvimento do caça de 5ª geração com a Rússia, um projeto novo baseado no PAF-FA, e por favor o Su-30 não está no mesmo nível do T-50 jamais visto que esse caça tem surpreendido até os projetistas devido ao baixíssimo RCS e extrema manobrabilidade sendo um vetor stealth de 5ª geração puro só comparável ao F-22 raptor. O que eu quis dizer em meu comentário anterior foi que se eles quiserem podem segurar mais um pouco com os meios que já tem ( já que suas hostilidades com o rival e vizinho Paquistão não estão tão acirradas) e pular direto para um 5G ao invés de gastar uma fortuna agora e outra logo adiante. E mais, as relações militares da Índia com a Rússia são muito mais estáveis do que com os Estados Unidos, vide submarinos nucleares, vikramaditia, mísseis, caças e até a tecnologia de armas de destruição em massa, tudo importado da Rússia.
A frança vai ter de tirar uns coelhos da cartola para puder vender esse caça para India se eu fosse ela eu pediria ajudar ao mister M. Que o nosso contrato não vá pelo mesmo rumo que esse dos franceses com os indianos tem que bater na madeira 3 vezes.
” as aeronaves francesas podem vir a enfrentar os SU-30 MK1, Mig-27 ou os Mig-21 da IAF…”
A prova dos 9.