Por Guilherme Wiltgen
A US Navy anunciou nesta segunda-feira um contrato recorde de US$ 17,645 bilhões com a General Dynamics Electric Boat e a Huntington Ingalls Newport News Shipbuilding para a construção de 10 novos submarinos de classe Virginia.
O contrato de custo fixo prevê a construção e entrega de dois Block IV por ano, uma unidade em cada estaleiro, durante o período de cinco anos. “O contrato do Block IV é o maior da história da construção naval da Marinha dos EUA em termos de valor total em dólares”, disse o Contra-Almirante Dave Johnson, diretor executivo do programa para submarinos do NAVSEA (Naval Sea Systems Command), acrescentando que “se baseia no relacionamento de sucesso entre a Marinha e a indústria do programa de classe Virginia”, chamando o programa de “um modelo de excelência de aquisição.”
O CA Johnson disse ainda que “A US Navy e os construtores trabalharam em conjunto para produzir um contrato que fosse justo para todos, reduzindo o custo unitário em relação ao Block III”.
O contrato do Block IV abrange do SSN 792 até o 801, sendo que o 792 conta com fundo no ano fiscal de 2014 e a sua construção será iniciada pela General Dynamics Electric Boat. O SSN 801 está programado para ser entregue em 2023. Nenhum dos novos submarinos receberam seus nomes.
Dez submarinos da classe Virginia já foram entregues e estão em serviço, enquanto outros oito estão em construção. O USS North Dakota (SSN 784) é o primeiro Block III e deve ser entregue neste verão.
Cada submarino vai deslocar 7.800 toneladas submerso, com um comprimento de 377 pés e diâmetro de 34 pés. O submarinos serão capazes de desenvolver velocidades superiores a 25 nós com uma profundidade de mergulho mais de 800 pés, sendo armados com torpedos Mark 48, mísseis Tomahawk e veículos submarinos não tripulados.
LEIA MAIS:
Após a entrada dos novos submarinos , que será feito dos antigos..Timbira, Tikuna , Tapajós…etc..?
Peço licença aos editores do DAN para colocar o link desse video bem esclarecedor sobre como andam as obras do PROSUB e as dimensões do mesmo, vale a pena dar uma conferida.
https://www.youtube.com/watch?v=SQihcwmUU4I
Um dos maiores problemas do Brasil hoje é que mais da metade da população não defende o país e só sabe maldizer e achincalhar o próprio solo onde pisa, pessoas que sabem apontar defeitos mas não tem contraproposta nenhuma e nem vontade de reverter para melhor. Lógico que nosso sistema político e governantes não me dão orgulho, mas devo ter orgulho dessa terra onde vivo pois é aqui que nasci e me criei, portanto essa terra é a minha mãe e mãe a gente respeita. Falar mal e desmerecer nossas conquistas é como desmerecer você mesmo, não acreditar no futuro é como não acreditar em nossos próprios filhos e desejar o pior para eles. Em vez disso prefiro acreditar e projetar para mim, para minha família e para o país o que considero certo e de melhor pois com vontade e determinação do próprio povo a coisa pode mudar, nem que leve anos, não importa mas esse é o unico jeito…
Parem de reclamar! Só 5 países constroem submarinos nucleares e o Brasil vai entrar no clube pela porta da frente e não pelos fundos como a Índia, que com muitos problemas poderá ser o sexto!
Nelson , não entendi sua colocação , que , a Índia entrou no clube dos construtores de submarinos nucleares pela porta dos fundos. O submarino nuclear da Índia, teve seu projeto baseado na experiência, que a Índia adquiriu , ao operar submarinos nucleares alugados da Rússia. Nós estamos projetando um submarino nuclear, baseado em, projeto nuclear frances. Logo, pelo teu raciocínio, nós também estamos entrando pela porta dos fundos .
A Índia ainda não desenvolveu seu submarino nuclear e está tendo problemas com a adaptação do submarino russo á sua realidade. Estamos construindo o nosso próprio submarino nuclear, para a nossa realidade. Não é um submarino francês, é brasileiro!
Na verdade, a Índia opera somente o INS Arihant
O fato é que, enquanto o sub. nuc. brasileiro, está na fase de detalhamento de projeto, e, seu reator nuclear ainda, não foi construido e, nem testado. O submarino nuclear da Índia já está em testes de mar. ..http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2012-04-04/india-se-torna-sexto-pais-operar-submarino-nuclear .
. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090726_india_submarino_pu.shtml Existem ainda muitos outros sites falando sôbre o submarino nuclear da Índia.
E frente aos novos Subs Russos?
O que da pra comparar?
Chocante!!!
O Brasil gastou 10,3 Bilhões de Dólares para ter uma miniatura pronta em plastico do submarino nuclear, para apresentar nos desfiles de 7 de setembro…
Os EUA vão gastar 17,645 Bilhões de Dólares para construir 10 submarinos ( no tamanho real, e que funcionam…) classe Virginia Block IV, que vão ficar prontos antes do brasileiro!!!
Isso mesmo….daqui a 3 copas do mundo ja nas convocações para a quarta!! Agora sim….ficou muito mais claro a eternidade não! Até la ja inventaram algo que consiga olhar o mar como se fosse ar …. pra que submarinos né ….. kkkk
E sim …. vamos ter o nosso em 2025 … nem sabemos se vai flutuar direito, quanto mais se vai possuir mísseis de cruzeiro ou torpedos pesados de boa qualidade.
Algo meio que urgente não….10 subnuc de ataque da melhor qualidade em 5 anos??? Algo por vir?? Sinistro não!
Esse submarino tem poder de disparo de misseis ou torpedos nucleares ? ou somente é movido a reação nuclear ??
Ele estará armado com mísseis Tomahawk, esse míssil tem capacidade de transportar ogivas convencionais ou nucleares, dependendo da necessidade.
Os EUA vão construir dois submarinos nucleares classe Virginia Block IV , por ano!!!! E , o Brasil irá construir um em quantos anos ??? Dez , … onze anos, ou mais ???
Mano, vamo lá, em 1750 começou a Revolução industrial, e lá surgiram as siderúrgicas. Pois é, sabe quando tivemos uma siderúrgica? Em 1950. 200 anos de atraso. Sabe quando saiu o primeiro sub nuclear, em 1954. Hoje estamos cerca de 60-70 anos atrasados, mas já estivemos 200 anos atrasados.
sempre tem alguém utilizando qualquer oportunidade pra falar mal da defesa brasileira, com crítica sem pé nem cabeça. Me lembra até alguns sites políticos por aí.
esta estrutura embaixo do submarino seria o sonar,ou algum tipo de comporta em que se libera os submarinos não tripulados ?
Aquilo é o chamado “Chin Array” ou algo como “Queixo de Varredura” do navio e é um dos nove sonares instalados em todo o corpo do submarino.
800 metros! OMG! Faz o nosso de 350+ parecer piada(Eu sei do desenvolvimento e etc, to só de zoa). Mas voltando aqui, esse é de ataque ou de mísseis?
Marcelo,
A Classe Virginia é de submarinos nucleraes de ataque.
Abs
A profundidade de operação dos submarinos brasileiros derivados do Scorpene fracês é em torno de 350 metros. A profundidade de operação dos submarinos classe Virginia é dita ALÉM de 800 pés, e não 800 metros. As fontes americanas citam esse dado com falta de precisão. O que vale em atenção é que o texto do artigo contém esse erro, a unidade é em PÉS e não em metros, então 800 pés correspondem a cerca de 244 metros.
Obrigado pela correção Marcus!
Abs
800 pés e não metros!