No dia 16 de abril, a aeronave UH-12 Esquilo N-7057 (Gavião 57), do 4° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), , operou a bordo do Monitor Parnaíba (U 17) com o objetivo de avaliar um novo envelope de pouso.
Após vários pousos sob diferentes condições, foi produzido um relatório, a ser encaminhado à Força Aeronaval, com o propósito de homologar o envelope (setor de aproximação da aeronave para pouso), que, caso aprovado, aumentará substancialmente a flexibilidade para a condução das operações aéreas na área do Comando do 6º Distrito Naval.
Para a realização desta operação foram implementadas diversas medidas de controle, tais como: palestra sobre efeitos aerodinâmicos, estudo da performance da aeronave, estreitamento operacional entre o Navio e o Esquadrão e briefing detalhado na véspera do evento.
Durante o exercício ocorreu a qualificação/requalificação de seis Aviadores Navais e militares do Navio, sendo realizados 38 pousos e decolagens num período de três horas, que contribuíram para o aprestamento do binômio Navio-Helicóptero, elevando o nível operativo desses meios.
MI-35 no Parnaíba? Acho que é “muita areia prô convoo dele”…hehehe
Agora, quanto aos vants, acredito que todos os patrulhas mais importantes tanto fluviais, como marítimos, deveriam possuir um ou dois, pequenos ou médios, conforme o caso,vants embarcados… Através da ampliação da visão e da consciência situacional que estas aeronaves proporcionam, se multiplica a efetividade e campo de atuação da missão de patrulha à que estão destinadas estas embarcações.
Em linguagem econômica: Creio ser um investimento com excelente custo benefício!
Bom, aí sim , pode não ser um Mustang mas é um navio guerra, mas excelente mesmo se estive operando neste heliponto um MI-35 .