Após testar o caça sueco Gripen NG, a nova aeronave de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), o tenente-coronel Carlos Afonso de Araújo afirmou que o país terá mais capacidade de defesa, além de gerar mais empregos a partir do momento em que os aviões forem desenvolvidos no Brasil.
No Dia da Aviação de Caça (22 de abril), o Blog do Planalto divulga entrevista em que Afonso fala sobre as vantagens do Gripen, tais como a facilidade de pilotagem e o fornecimento de informações de voo ao piloto para o cumprimento da missão com eficiência e eficácia.
“Entendo que, em tempo de paz, teremos prontidão por parte da Força Aérea e disponibilidade para a qualquer momento termos o cumprimento da missão com eficácia e eficiência. E para a sociedade brasileira, transmissão de conhecimento, de tecnologia e a possiblidade de geração de empregos de grande qualificação”, analisou Afonso.
Em dezembro de 2013, o governo federal concluiu a licitação do Programa F-X2 para a aquisição de 36 caças Gripen NG para a FAB. No valor de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023, o contrato prevê transferência de tecnologia e cooperação industrial. O Gripen NG venceu a disputa contra o Rafale, da francesa Dassault; e o Super Hornet F-18, da norte-americana Boeing.
O Gripen NG permitirá ao Brasil enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas, além de contribuir para que a indústria nacional se capacite para a produção de caças de última geração em médio e longo prazo.
Para o teste, o Coronel Afonso conta que se envolveu em mais de um mês de preparação, além de quase seis horas de tempo de voo em simulador na Suécia até chegar ao momento de avaliar na prática a aeronave. Foram 10 horas no ar com o Gripen NG, com teste simulado de armamentos e missão de reabastecimento em voo. Com a experiência destes exercícios, ele avalia que o Brasil fez a melhor escolha ao optar pelos caças suecos.
“Estou bastante satisfeito por ter a oportunidade de voar numa aeronave desse porte, que a FAB vai em breve adotar como padrão, e de poder avaliar e participar do processo de avaliação para culminar com a avaliação exatamente do Gripen. Realmente foi bastante gratificante”, comentou.
Assista a entrevista no vídeo abaixo.
O F35 vai-se consolidando. É inegável. Ele serve para clientes voltados para a ameaça russa. Putin sabe o que está fazendo. Pois, para países como o Brasil investir em opções como esta é muito arriscado e caro. O Gripen NG dve afirmar-se como alternativa ao caro F35. Em termos históricos, o F35 é o Phantom de hoje e o Gripen é o F5E, só que com a vantagem de não ser made in USA e todas essas implicações. O Gripen NG equivale ao F20 Tigershark dos anos 80. Não comparo com o F16 porque ele ainda é , com suas atualizações, um caça TOP de linha!
O Sueco foi quem deu sentido a palavra data link nas Forças aéreas modernas, fazem isso a décadas! O Typhoon Tranche 3 veio em boa hora, esse será o projeto a superar, temos que ver se a Volvo vai conseguir puxar aquelas 26.000 Lb de empuxo da turbina do NG como conseguiu incrementar no desenvolvimento do Gripen A, como ficaria o incremento no Supercruise com a nova turbina? (O Gripen NG Demo já é Supercruise o F-35 não). Vamos ficar de olho nos novos sistemas, no controle das assinaturas radar e IR, o Gripen foi originalmente desenvolvido em laboratório radar,
valeria ter um segundo radar banda L nos bordos de ataque igual aos que os Russos estão pensando para o combate BVR contra aeronaves Stealth? Deveríamos fazer o mesmo em nossos aviões radar R-99? É necessário termos verbas para a aquisição do armamento, misseis de longo alcance, hoje em dia a prioridade é derrubar os AWACS inimigos, sem eles os Stealths terão que emitir e revelar sua posição, se não emitir e for depender de sensores passivos sou mais a baixa assinatura IR do Gripen NG que qualquer caça pesado de duas turbinas existente ou que o volumoso F-35. Pegamos o bonde certo! Não sei o que a SAAB vai fazer para compensar a alta manobrabilidade do Sukhoi, abri mão do imitador no Fly By Wire para as manobras cobra e outras? Permitir o sistema entrar no “Stall de badalo” (ouvi essa expressão em uma reportagem antiga do Coronel Potegy, tomara que ele esteja acompanhando o DAN para me corrigir) controlado? De qualquer forma os desafios estão lançados para uma caça ainda em desenvolvimento que tem muito a absorver e a compartilhar.
Justin Case por aqui. Estamos com prestígio! rs
Nelson, boa noite.
Leio sempre e aprendo muito. Mas reconheço que tenho postado pouco.
Abraço,
Justin
Se ele superou os outros caças em todos os itens mencionado… Pelo deus da guerra o Gripen é uma maravilha tecnológica!
O Gripen é um caça de primeira linha, a SAAB faz pouca propaganda e marketing comparada com outras empresas. O Gripen tem comprovadamente exelentes resultados, espero que o NG não venha a ter somente 36 unidades adquiridas, mas que no futuro talvez com NG++ ou NG/Br venhamos a substiruir todos aqueles que estiverem em fim devida útil.
Se o gripen C/D já agrada imagina quando o novíssimo Gripen NG BR estiver de prontidão, os nossos pilotos vão sair pra interceptar até urubu ! Com o SISFRON e o SIVAM em perefeito funcionamento os nossos centros integrados de defesa aérea e controle de tráfego (CINDACTA) em alerta permanente e os R-99 vasculhando o céu sobre o território e os P3AM Orion varrendo nosso litoral realizando o alerta imediato teremos a possibilidade de barrar qualquer intruso no nosso imenso território.
Não se esquece que o Sigaaz esta sendo implatado para defesa da Amazônia Azul .. e tbm terá os submarinos de ponta a ponta … E por enquanto os Patrulhas de classe macae , e as corvetas barroso …
E num futuro promissor porta aviões novos ?
Segundo consta,para os grandes eventos alardeados como Copa e JMJ, os R99 tiveram de serem atualizados!Ora, se bastante se investiu nos R99 e quando se precisa deles, eles tiveram de passar por modernizações tecnologicas; concluo que os mesmos já estariam obsoletos e não temos monitoramento de nossas fronteiras!!Pobre Brasil, há decadas de engodos e programas academicos em educação, saude, segurança, soberania …………..!
Caro leitor.
Os R99 nunca estiveram defasados.
Apenas é preciso que os mesmos estejam sempre atualizados, justamente para não ficarmos com um gap tecnológico.
Nisso o governo fez certinho.
Uma entrevista bastante equilibrada muito diferente do exagero que se ver por aí.
Amigos, bom dia.
Excelente a entrevista do piloto de ensaios.
Pena que escreveram um monte de besteiras em torno do que ele disse.
Certamente ele não fez dez horas de voo avaliando os sistemas e o desempenho do “Grippen” NG, pois somente havia um demonstrador de conceito parcialmente equipado àquela época.
Impressionante como conseguem matar a credibilidade do que poderia ser uma ótima fonte de informações, anexando algumas poucas inverdades no texto acessório.
Se apenas deixassem que os não-leigos entendessem que ele se referia ao Gripen C/D avaliado, ficaríamos muito satisfeitos, pois sabemos que o NG será muito superior.
Abraços,
Justin
Muito bem lembrado colega Justin…. não poderia ser outro ao C/D, ou no máximo algo com ‘algum implemento’. Obviamento o NG será no mínimo, superior.
Abçs.