Helicópteros destinados à FAB e ao Exército passaram por toda a linha de montagem no Brasil
A Helibras acaba de entregar mais dois helicópteros EC725, cumprindo os prazos e critérios de nacionalização estipulados pelo contrato assinado entre a empresa e o Ministério da Defesa, em 2008, que estabelecia o fornecimento de 50 aeronaves desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.
A 10ª unidade se destinou à FAB, que soma agora cinco aeronaves desse modelo. Trata-se da primeira aeronave na versão Básica entregue para este contrato e possui novos componentes que foram integrados por programas desenvolvidos no Centro de Engenharia da Helibras, no Brasil, como, por exemplo, o botão SAR do piloto automático e um comando traseiro para o operador de equipamentos. A finalização da primeira versão básica representa mais uma etapa cumprida pela Helibras no processo de absorção de conteúdo nacional na fabricação dos EC725.
A 11ª unidade se juntou à frota de três EC725 do Exército. Ambas as aeronaves passaram integralmente por toda a linha de produção na fábrica da empresa em Itajubá (MG), recebendo no Brasil desde itens mais básicos, como os de pré-equipagem, até toda a configuração e acabamento final. Antes de serem entregues, os helicópteros também realizaram na pista da empresa os ensaios em voo, com uma equipe de pilotos brasileiros, e passaram pela cabine de pintura, especialmente construída pela Helibras para comportar os helicópteros de grande porte que estão sendo produzidos no país.
As outras nove unidades entregues anteriormente pela Helibras às Forças Armadas já completaram mais de 4.370 horas de operação. Os EC725 estão aptos a desenvolver uma série de atividades de acordo com as necessidades das corporações, em missões como transporte de tropas, buscas, alertas SAR (busca e salvamento) e patrulhamento.
Não estou falando mal, só acho esse contrato foi de lesa-pátria, os valores envolvidos foram absurdos, para adquirir helis grandes muito melhor seria o Chinook, que transposta forças especiais dos EUA e Inglaterra e ainda transporta 13 ton de carga ou 24 macas, esse Caracal tem sérios problemas de projeto sobejamente conhecidos, não é para aguentar uma guerra, nem no mar ele pode voar, precisamos de helicópteros de MACHO, tipo o BlackHawk, que as forças armadas estão comprando à conta-gotas para não chamar atenção, o que PROVA que a escolha das armadas seria o Heli americano e não o Francês, que agora todos temos que engolir.
Crispim, num primeiro momento pode até ter parecido um mal negócio, mas, com o passar do tempo, hoje o que se vê, são as Forças armadas satisfeitas com a aeronave, seja na parte operacional ou de manutenção. Os esquadrões estão se modernizando e quanto ao preço, lembro-lhe que, ninguém, repito, ninguém pode afirmar que foi caro, pois ninguém sabe o que foi atrelado ao contrato. Quando se v~e preços de helicópteros de outros fabricantes, só se vê o preço default da aeronave, onde o preço fica “baratim”. Mas a realidade é que qualquer que fosse o fabricante, o preço nunca seria esse que se acha pela internet. Tem muita coisa envolvida e só quem tem acesso poderia dizer.
Abs
Gostaria de saber por que os EC-725 brasileiros não carregam o visor ótico esférico no cone frontal que os outros exemplares, mundo afora, carregam, apesar de levarem o suporte do mesmo.
Esta foto do slide show é bem interessante, porque mostra as variações de nuance que este tom de verde sofre, de acordo com incidência da luz, em cada um dos três helicópteros…Este não é um verde musgo; é verde camaleão! 🙂
Fred,
Acredito que não estejas ficando daltônico não! Dependendo da incidência de luz, pode dar esta impressão, mas posso te dizer que ele é verde escuro fosco.
Nesta foto fica mais fácil de ver a cor (http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2013/08/HM-4-Jaguar_1BAvEx.jpg).
Interessante que isso mostra que o padrão de cor escolhido pela AvEx está funcionando.
FA
Valeu! Agora deu para ver o verde!
Realmente, este padrão foi bem escolhido, o helicóptero fica mais discreto quando voando baixo, próximo ou contra um fundo de vegetação…
Sds
Fred,
Fiquei procurando um foto que ficasse mais evidente e esqueci da melhor. Veja no slide show da página do DAN, olha a foto em que ele aparece com o Cougar e o Pantera!
FA
Alguns falam mal desse helicóptero,(rotor etc…)não estou defendendo,mas esse helicóptero apesar do preço absurdo é uma ótima aeronave,e outra se fosse problemática saberíamos porque os franceses também operam embora estejam substituindo.
Enfim helicóptero espetacular cumprindo bem seu papel,sejam bem vindas novas unidades.
Não consigo enxergar o verde nesta pintura , estarei daltônico?
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2013/02/HM-4-Jaguar-EB-5002_02.jpg
não que seja verde ele é uma cor musgo só que alguns tons mais escuro,sabe aquele fosco envelopado que se coloca em carros então é dessa cor acho que é verde fosco,ou preto mesmo dependo do sol.
E nada do FLIR.
Por enquanto!
Fernando, o FLIR não é fundamental neste momento. As aeronaves estão saindo da fábrica cada uma com novos equipamentos. Já se sabia que as primeiras eram as mais simples e que serviriam para testes nas FFAAS. Quando terminarem os testes, elas sairão de fábrica completas e essas que estão voando agora, retornarão e serão equipadas também.
Esse está bem mais “equipado” do que os outros. Essa pintura ficou muito bacana.
P.S: Tem gente por ai torcendo pra dar zebra, cruz credo!!!
ME parece que este está com o farol de busca e outros 2 do lado direito.
Fernando Bill,
Ele está com o farol de busca do lado direito, juntamente com o conjunto de espelho e na fuselagem traseira esquerda, recebeu o Crash Position Indicator .
FA
muito lindo mas precisa + uns 50 acredito as forças armadas estarão bem servidas com essa maquina
O HM-4 Jaguar do exército está lindão nesta cor grafiti…!
Fred,
O Jaguar está pintado na cor verde escuro fosco.
FA
Ué? más em todas as matéria que falam sobre ele vejo fotos neste padrão grafiti, como esta aqui do DAN:
http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2013/11/HM-4-Jaguar.jpg
Só se esta esta cor for verde escuro fosco, e estou confundindo por causa da luz da fotografia…