Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Type 23 HMS Iron Duke (F 234), realizou o lançamento da nova versão do míssil Seawolf utilizando, também pela primeira vez, o mais novo radar 3D da Royal Navy, o ARTISAN da BAe Systems, também conhecido como Type 997.
O programa do radar Type 997 está orçado em aproximadamente £100 milhões e se destina a equipar, além das Type 23, o HMS Albion, o HMS Ocean e os dois novos porta-aviões da classe Queen Elizabeth (QEC).
A HMS Iron Duke foi o primeiro navio da RN a receber o novo radar e está testando-o extensivamente em todo o Reino Unido. Juntamente com o ARTISAN, também recebeu a última versão do conhecido míssil Seawolf, que equipa as fragatas da RN há mais de 30 anos e que vem, ao longo dos anos, sendo constantemente atualizado para atender às mais recentes ameaças aéreas.
Após oito semanas de um duro treinamento ao largo de Plymouth, durante o retorno para sua base em Portsmouth, chegou a hora da Iron Duke testar pela primeira vez os novos ARTISAN e Seawolf.
Ao largo da costa de Dorset, o ARTISAN rastreou e identificou o alvo com sucesso, passando as informações para o sistema do Seawolf que o destruiu com um impacto direto sobre o alvo.
Com capaciadade para rastrear até 800 alvos simultaneamente, o Type 997 pode fazer isso mesmo se eles estiverem a 200 metros do navio, o que representa a largura da entrada do porto de Portsmouth, ou a 200 Km (125 milhas) de distância.
O lançamento do Seawolf foi o ponto alto para os 180 homens e mulheres a bordo do navio, que passaram a primavera realizando o FOST (Flag Officer Sea Training) e se preparando para o iminente primeiro deployment após o reequipamento.
O radar 3D ARTISAN poderá ser o principal radar da Type 26 Global Combat Ship (GCS), sucessora da Type 23, prevista para entrar em serviço na próxima década.
Ótimo desempenho do Type 997, mas no que se refere ao seawolf que é um projeto antigo apesar de seguidamente modernizado, sabemos que é um misil muito preciso e bom, porém o alcance comparando com os misseis atuais é pequeno, 10 Km. O radar que pode alcançar 200 Km sobre o mar com boas condições do tempo pede um misil com maior alcance, todavia é de produção britanica dai a aproveita-lo. Outras unidades da marinha britanica usam o também exelente misil italiano Aster (15 e 30) com um alcance bem maior.