Com a conclusão da modernização do primeiro treinador turboélice T-27 Tucano da Força Aérea da Colômbia (FAC) nas instalações da Embraer no Brasil, o programa entra em sua segunda etapa .
A Corporación de la Industria Aérea Colombiana (CIAC) recebeu a certificação da Embraer para que os 13 T-27 restantes sejam submetidos ao processo de modernização na unidade fabril daquela estatal colombiana localizada em Madrid, departamento de Cundinamarca. Segundo fontes locais, três T-27 já estão na linha de upgrade.
A certificação da CIAC inclui, além dos trabalhos de modernização, o planejamento de produção, controle das atividades e capacitação de pessoal. Basicamente, os T-27 da FAC estão passando pela integração de moderna aviônica (incluindo painel digital dotado de telas tipo MFCD-Multi-Function Color Display), troca das asas e trem de aterrissagem, bem como a inserção de reforços estruturais. O pacote foi planejado para estender a vida útil desses aviões por mais 20 anos.
A certificação concedida para a CIAC permite a organização prestar serviços de modernização para qualquer T-27 em operação no mundo. Estima-se que cerca de 700 aviões do modelo estejam ativos em inúmeras Forças Aéreas, incluindo cerca de 90 exemplares da Força Aérea Brasileira (FAB).
FONTE : T&D
Charley,não, não serveriam!Que utilidade teriam para as forças policiais?Treinamento?
colcar um pod de metralhadora e caçar traficantes em favelas?
Grandes especialistas, tais aeronaves não serviriam à nossas forças policiais?
700 unidades em operação no mundo !!
Poderíamos muito bem , desenvolver um programa de modernização dessas aeronaves , com equipamentos nacionais ( MOTOR ; AVIÔNICOS ; MATERIAIS COMPOSTOS ; COMPUTADORES DE MISSÃO ; COMUNICAÇÕES etc.. ).
Isso alavancaria ainda mais a industria nacional e ocasionaria um investimento em P&D por parte dessas industrias .
Ainda acredito que essas aeronaves poderiam , e muito bem ; servirem de treinadores primários na FAB ( JÁ QUE A MESMA PROCURA UM NOVO TREINADOR PARA SUBSTITUIÇÃO DOS T-25 ) , ao invés disso , estamos doando essas aeronaves aos países amigos.
A situação orçamentária das FAA,s melhorou tanto assim ????