A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enstrom, informou que a Flygvapnet deve obter um total de 70 novos caças Gripen JAS, dez a mais do que o parlamento já havia aprovado.
Os comentários da Sra. Enstrom vieram na esteira da crise na Ucrânia e também pelo amplamente divulgado incidente do ano passado, quando aviões de ataque russos voaram sobre o Mar Báltico, próximo da Suécia.
Tanto esse voo, quanto a insegurança em relação a Ucrânia, tem alarmado as autoridades suecas.
“As ações da Rússia em torno de Ucrânia, levaram a incerteza à Europa. Que aconteceu no passado, fez com que seja realmente necessário reforçar a defesa da Suécia”, disse a Ministra Enstrom ao jornal sueco Dagens Nyheter.
O Parlamento já havia concordado em comprar 60 caças Gripen, que são feitos e projetados pela Saab AB, mas Enstrom acredita que mais 10 devam ser comprados.
Qualquer compra deve ser precedida de contratação adequada e protocolos de custos, para garantir a equidade e transparência, disse ela.
FONTE: Rádio Sweden
Como diz o ditado,ah males que vem para o bem….
…os militares europeis estão sorrindo à tôa com essa crise na Criméia!!! nada como uma crise com a Rússia para ampliar os orçamentos militares…