A Saab realizou com sucesso o primeiro vôo com o novo sensor de IRST (Infra Red Search Track), que equipará o Gripen E, de acordo com a programação. O IRST não emitem um sinal e pode, sem revelar a própria posição da aeronave, em silêncio, detectar, rastrear e identificar todos os tipos de alvos.
“O primeiro vôo da aeronave de teste Gripen NG com IRST foi realizada com resultados muito bons. Foram detectados vários alvos, rastreando e identificando com o sistema funcionando perfeitamente como esperado. IRST é um novo sensor no Gripen, o que permite aos pilotos ver a grandes distâncias em várias direções “, disse o piloto da Saab Hans Einerth.
O objetivo do vôo de teste foi verificar funções IRST e a integração para a aeronave Gripen NG. O trabalho de integração e desenvolvimento está progredindo de acordo com o cronograma.
O IRST é um novo sensor e localizado na parte da frente da aeronave. Ele não emite um sinal e pode, sem revelar a própria posição da aeronave, em silêncio, detectar, rastrear e identificar todos os tipos de alvos e é muito útil contra alvos aéreos com baixa seção transversal de radares, como a aeronave furtiva. O sensor possui um amplo campo de visada para registrar emissões de calor de outras aeronaves, helicópteros e de objetos sobre a superfície do solo e do mar.
O Gripen E terá melhorias significativas de desempenho em comparação com as versões anteriores, incluindo um motor mais forte, maior alcance, mais armas, novo radar eletrônico e aviônicos mais avançados. Hoje, o Gripen é a espinha dorsal da defesa aérea de cinco nações “: Suécia, África do Sul, República Checa, Hungria e Tailândia. Além disso, a Escola Empire Test (ETPS) do Reino Unido usa o Gripen em seu programa de treinamento para pilotos de testes futuros.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
“… a Escola Empire Test (ETPS) do Reino Unido usa o Gripen em seu programa de treinamento para pilotos de testes futuros”
Depois desta declaração, o que mais esperar do Gripen??
Um caça de supremacia aérea??? Nem a pau juvenal!
Só serve mesmo pra treinar futuros pilotos de caça!
Pessoal,, como vocês estão vendo a reportagem de outro site nacional de aviação, que indica possivel de interferência o rádio da Rockwell Collins, que está pra ser instalado no Gripen NG?
Equipamento extremamente útil. O fato de ser gripen D ou o E (acho que é o D), não impacta muito, pois existem muitas semelhanças. Vejamos por exemplo, o sucesso do SuperHornet, praticamente um hornet aumentado!
Pergunta básica, que o texto não citou nada a respeito: o Gripen NG, os 36 brasileiros, terão esse equipamento instalado e sua consequente capacidade?
Claro amigo, oque está sendoi mostrado é a integração do sistema.
É irrelevante o fato de o GRIPEN da foto e do protótipo ser C/D E, A ou Z.
O intuito e foco, esta sobre a integração do sistema IRTS com a aeronave.
Também concordo com o amigo Willian, tudo o que se diz respeito a este bicho, nos é de interesse, haja vista que estamos pagando pela aquisição do mesmo.
Bom, tudo que for implementado neste bixo nos é muito relevante, afinal de contas é o que vai ser usado no NG.
Excelente notícia!
Só um reparo esta aeronave por mais que a SAAB diga e insinue ao contrário NÃO É um protótipo NG ou Gripen E.
Como se vê CLARAMENTE na foto temos um Gripen D biplace adaptado para receber componentes para teste conhecido como Gripen DEMO ou na terminologia da SAAB protótipo 39-7.
O voo do primeiro protótipo REAL ESTRUTURALMENTE de UM Gripen E (protótipo 39-8) tem previsão só para o final de 2015 ou início de 2016.
Mas oque é mostrado é o começo da integração do sistema com o IRST.
Sim integração do IRST junto com outros equipamentos que SERÃO incorporados ao protótipo do Gripen E assim que ele estiver pronto.
Gripen DEMO é um bip´lace Gripen D adaptado para teste de equipamentos.
A incorreção está no titulo…
AINDA não ocorreu o 1º VOO DO GRIPEN NG ou GRIPEN E…